FERRAMENTA DE GESTÃO
Equipe da Ouvidoria Itinerante da ALE-RR ministra palestra em Mucajaí

Uma equipe da Ouvidoria Itinerante da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) ministrou na manhã desta quinta-feira (22), na Câmara Municipal de Mucajaí, a palestra “Ouvidoria como Ferramenta de Gestão” para os vereadores, servidores e população. O ouvidor-geral, deputado Isamar Júnior (Podemos), esteve presente e abriu os trabalhos.

“É importante trazer a ouvidoria para os municípios a fim de que possamos estar mais próximos da população, que passa a conhecer seus direitos”, disse o parlamentar.

“Quando você trabalha com a ouvidoria para a população, esta pode demandar o poder público, os deputados, vereadores, sendo, portanto, uma excelente ferramenta de gestão. Os vereadores vão poder realmente saber o que a população precisa através da ouvidoria”, ressaltou.

O ouvidor-geral salientou que o planejamento para este ano inclui todos os municípios do Estado, levando informação, inclusive, para as instituições educacionais.

“O trabalho da ouvidoria será dentro das escolas, vamos levar informações para os nossos alunos. Teremos ação no Dia do Ouvidor, em 16 de março, e vamos realizar outro seminário”, anunciou o parlamentar.

O presidente da Câmara de Mucajaí, vereador Joelson Costa (PL), ressaltou que a palestra é importante não somente para entender o papel da ouvidoria, mas para instalar essa ferramenta de trabalho no Legislativo municipal.

“É bem positivo porque nós estamos criando mais um mecanismo para que a população possa vir buscar seu direito, fazer suas reclamações. Nós, como Legislativo e auxiliar do Executivo municipal, vamos poder resolver os problemas do dia a dia do nosso município. Vamos implantar aqui o mais breve possível”, disse Costa.

Adonias Rodrigues é morador de Mucajaí e assistiu à palestra. Ele viu na ouvidoria mais um canal de comunicação entre o poder público e a população.

“Sou morador daqui e, com certeza, esse é um serviço que vai aproximar os munícipes do Poder Público, para que a gente possa levar os nossos pleitos, as nossas necessidades e, assim, buscar a melhoria não só para mim, mas para toda a população”, acredita Rodrigues.

Na tarde desta quinta-feira, a equipe da ouvidoria vai panfletar nas escolas e fazer a escuta ativa da população.

A Ouvidoria da ALE-RR está localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida, e funciona das 8h às 18h. Em Rorainópolis, o núcleo está na Rua Maranhão com a Ulysses Guimarães, S/N, com atendimento das 8h às 18h.

Os interessados em enviar demandas para a Ouvidoria-Geral da ALE-RR podem fazê-lo por meio de atendimento presencial, na sede da instituição, ou virtualmente, pelos números (95) 98402-2474 em Boa Vista, e o (95) 98402-7039 em Rorainópolis. Pode ainda acessar via e-mail (ouvidoria@al.rr.leg.br) ou pela plataforma on-line disponível pelo link https://al.rr.leg.br/sistema-ouvidoria-geral/.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Nonato Sousa