NA TRIBUNA
Rarison Barbosa traça balanço de 2023 e projeta ações para 2024

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) na manhã desta quinta-feira (22), o deputado Rarison Barbosa (PMB) fez um balanço das atividades parlamentares em 2023 e apresentou as prioridades para o próximo ano.

“Em 2023, além dos decretos, tivemos 4 projetos aprovados. Legislamos sobre a mobilidade urbana através do aplicativo BORA, a ser gerenciado pelo governo do Estado. Também aprovamos a inclusão da Secretaria de Justiça e Cidadania no Fundo Estadual de Segurança Pública. Legislando sobre a segurança nas redes privadas de ensino e fizemos uma indicação ao Governador que criou o programa ‘Polícia nas Escolas’”, destacou o parlamentar ao listar projetos e indicações aprovadas ao longo de 2023.

Já as prioridades de 2024 serão nas áreas de segurança, serviço público, saúde, mobilidade urbana, agricultura familiar e infraestrutura em equipamentos públicos.

Entre os projetos direcionados, Barbosa apontou políticas públicas voltadas para pessoas com diabetes, pela gratuidade no transporte intermunicipal para pessoas com deficiência e transtorno de neurodesenvolvimento.

“Hoje temos muitas crianças com diagnóstico de autismo, então precisamos trazer a gratuidade e dar atenção a esses pais que moram no interior”, justificou o parlamentar.

A instituição do regime de teletrabalho dos servidores públicos, o plano de cargos e salários dos agentes de trânsito e o fortalecimento dos quadros de servidores civis e penais através do chamamento do cadastro reserva dos concursos em vigor das duas instituições, bem como ampliação no quadro de médicos legistas, também foram elencados com prioridades.

“Precisamos ver a possibilidade do remanejamento das vagas de PCD [Pessoa com Deficiência] que não foram preenchidas para ampla concorrência no concurso para delegado da polícia civil”, disse.

“Também precisamos instituir o adicional de risco de vida e a indenização de fardamento para os policiais penais. Os militares já têm esse benefício”, complementou numa fala bastante aplaudida por servidores da categoria que acompanhavam o discurso nas galerias do plenário.

Reconduzido ao cargo de 3º secretário da Mesa Diretora da ALE-RR para o biênio 2025-2026, Barbosa finalizou o discurso agradecendo o apoio unânime dos parlamentares na eleição da quarta-feira (21).

“Nós temos muitos planos e não temos dúvidas de que, com muita fé em Deus, vamos conseguir realizar esses projetos. Quero agradecer a Deus e ao presidente Soldado Sampaio, que tem conduzido esta Casa Legislativa de forma harmônica, e agradecer a todos os parlamentares que reconduziram a Mesa Diretora para o próximo biênio”, concluiu.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Eduardo Andrade