‘MULHERES QUE INSPIRAM’
TV e Rádio Assembleia exibem série sobre mulheres que se desafiam diariamente em suas profissões

A TV e Rádio Assembleia (canal 57.3 e FM 98,3, respectivamente) exibem a série de reportagens “Mulheres que inspiram” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O especial vai ao ar de 6 a 8 de março, a partir das 9h, nos programas “Parlamento de Ponta a Ponta”, às 11h30, “Diário do Parlamento”, às 18h, no Jornal Assembleia Informa, além de ser transmitido pelo YouTube (@assembleiarr).

A produção é uma iniciativa da Superintendência de Comunicação da Casa Legislativa e conta a história de vida e os desafios do dia a dia enfrentados por seis mulheres que atuam em diferentes profissões: Adelaide dos Reis (empresária), Carmézia Emiliano (artista), Débora Assis (policial militar da Força Tática), Jéssica Cunha (motorista de aplicativo), Luziana Carvalho (feirante) e Soliane Oliveira (árbitra de futebol).

Foram dois dias de produção e cinco de gravação para acompanhar um pouco da rotina das personagens em suas casas e no trabalho, como é o caso da professora Luziana Carvalho, que deixou as salas de aula para se dedicar à profissão de feirante, pela qual possui um carinho desde pequena.

Durante as gravações, ela também não conteve a emoção ao falar sobre a mãe e a importância da família para ser quem é hoje.

Entrar para a faculdade foi uma realização pessoal, profissional e familiar. Como minha mãe não sabe ler, eu sempre coloquei na minha cabeça que eu teria uma formação para ler por ela, por isso o meu curso de letras. Então, eu resolvo tudo para ela. Fico feliz e realizada, porque posso retribuir o que ela fez por mim. Minha mãe não tem uma formação acadêmica, mas tem de vida”, disse.

Para o jornalista Willians Dias, responsável pelas reportagens, o processo foi árduo, mas gratificante.

A gente pôde conhecer a história de mulheres que não abrem mão de sua independência financeira, de conseguir o sustento da própria casa e da família. Temos uma empresária, uma feirante, uma policial militar, árbitra de futebol. Enfim, mulheres que estão em locais que geralmente são ocupados por homens, mas que estão fazendo esse trabalho e mostrando sua competência e tudo o que elas podem fazer na área em que escolheram trabalhar”, enfatizou Dias.

Conforme a diretora da TV e Rádio, Camila Dall’Agnol, a ideia foi buscar falar de mulheres em profissões que são tipicamente masculinas ou que ainda têm menos mulheres atuando.

A gente foi em busca de exemplos de mulheres que amam o que fazem, amam seus ofícios e que, por meio deles, sustentam e envolvem também suas famílias. São mulheres que não têm medo de ser pioneiras, desbravadoras, encaram os desafios para fazer o que realmente querem. São esses os exemplos que vamos mostrar na nossa série ‘Mulheres que Inspiram’ e ainda na exposição [fotográfica], que leva o mesmo nome, aqui na Assembleia Legislativa”, detalhou.

Ficha técnica:

Reportagem: Willians Dias