Pular para o conteúdo

EDUCAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Escola do Legislativo inicia cursos presenciais de Inglês e Libras com turmas lotadas

A Escola do Legislativo (Escolegis) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) inicia, nesta segunda-feira (11), as turmas presenciais de Libras e Inglês básico nas unidades dos bairros Liberdade e Santa Luzia. Mais de 300 alunos estão inscritos nos dois cursos, com o objetivo de cumprir a carga horária de 40 horas proposta por cada uma das capacitações.

A turma vespertina do curso de Inglês Básico começou lotada e disposta a aprender uma nova língua. Nesse primeiro encontro, os estudantes tiveram noções básicas sobre início de uma conversação e participaram com muitas interações entre alunos e professora.

Maria Eduarda Lopes tem 18 anos e é uma das alunas da Escolegis. Ela concluiu o ensino médio ano passado e afirma que nunca estudou inglês, tendo em vista que na escola tradicional somente havia o ensino da língua espanhola.

Está sendo uma experiência bastante interessante, pois é a primeira vez que tenho aulas de língua inglesa e também é meu primeiro curso na Escolegis. Estou gostando bastante da forma que a professora apresenta o conteúdo para nós, porque é uma forma interativa com os alunos e que faz a gente se envolver com o curso”, declarou a garota.

Já para a aposentada Maria Martins, de 65 anos, as aulas de inglês na Escolegis são mais uma possibilidade de expandir os conhecimentos sobre a língua, uma vez que ela já pratica a conversação em aplicativos digitais. “Tenho um irmão que mora nos Estados Unidos e fui uma vez para lá. Confesso que fiquei agoniada, porque eu só aprendi até o número 100 e não consegui entender nem ler a língua inglesa. Agora, estou colocando em prática para chegar lá e fazer bonito”, contou animada.

Quem leciona as aulas do curso é a professora Liz Chaves, que explicou como são as dinâmicas das aulas.

“O nosso curso é completo, porque tem um pouquinho de tudo. Dessa forma, os alunos vão sair daqui falando, cumprimentando os outros, vão aprender números, telefone, enfim, noções básicas. Isso tudo para que os estudantes consigam conversar com alguém na língua inglesa”, disse.

Para Igor Briglia, diretor executivo da Escolegis, a oferta das capacitações gratuitas prima pela demanda do mercado de trabalho roraimense.

Os cursos da Escolegis são pensados na população e com todo carinho. Nós vemos a questão das necessidades do público, tanto que no nosso curso de Inglês, por exemplo, a gente percebeu que a demanda é mais dos jovens e ofertamos na parte da tarde. Já o preparatório para os concursos é mais destinado para quem trabalha o dia todo e, portanto, o oferecemos para o turno da noite”, explicou o diretor.

Concurso Nacional Unificado

Também nesta segunda-feira (11) começa o curso preparatório da Escolegis para o Concurso Nacional Unificado (CNU), chamado popularmente de “Enem dos Concursos”. Inicialmente, foram ofertadas 80 vagas para cada unidade da Escola do Legislativo, porém foi necessário aumentar a quantidade.

Ao todo, 317 inscrições foram realizadas para o preparatório, sendo 171 para unidade do Liberdade e 146 para o Santa Luzia. Os candidatos vão disputar uma das 6.640 vagas disponibilizadas pelo concurso público, cujas provas estão previstas para 5 de maio.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas