AÇÃO SOCIAL
ALE-RR promove Caravana Especial da Mulher e leva serviços de saúde e beleza à população de Rorainópolis

A 2ª edição da Caravana Especial da Mulher, uma iniciativa da Secretaria Especial da Mulher (SEM), da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR), ocorreu nesta sexta-feira (15) em Rorainópolis, levando uma ampla gama de serviços de saúde e beleza à população local.

O evento, que visa promover o bem-estar e a saúde da mulher, ofereceu serviços odontológicos, clínico geral, fisioterapêuticos, psicológicos e oftalmológicos. Além disso, houve eletrocardiograma, exames preventivos, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e aplicação de vacinas.

A auxiliar de serviços gerais Liliane Lira percebeu na caravana a oportunidade de ter o atendimento odontológico de forma rápida, tendo em vista que há uma grande demanda do serviço no município. Ela foi uma das 80 pessoas atendidas pelos dentistas que estavam no evento.

É uma ótima chance para se consultar, porque pelo posto de saúde é muito difícil, já que tem que madrugar e são somente dez atendimentos por dia. Aqui, com certeza, vai acontecer muito mais rapidamente e vou conseguir resolver meu problema”, declarou Liliane.

Já a estudante Thayane Monteiro, de 19 anos, foi ao evento à procura de consulta e exames ginecológicos. Ela saiu satisfeita com os serviços e aprovou a iniciativa da ação social.

Hoje em dia é muito difícil ter acesso aos serviços médicos ginecológicos. Graças à ação que ocorre aqui, a gente conseguiu fazer os exames gratuitamente e, por isso, só tenho a agradecer essa oportunidade de acesso à saúde”, enfatizou Thayane, que foi umas das 80 mulheres atendidas somente nesta sexta-feira (15).

A deputada Joilma Teodora (Podemos), presidente da Secretaria Especial da Mulher, destacou que o evento é pensado com muito carinho e responsabilidade para beneficiar as mulheres do Sul do Estado.

Essa caravana foi planejada pensando nas mulheres, pois sabemos que, infelizmente, há uma alta demanda por serviços de saúde. Muitas vezes, elas precisam sair do município e ir até Boa Vista porque não encontram o atendimento necessário aqui. Por isso, em parceria com o governo do Estado e a prefeitura, decidimos trazer serviços como mamografia, atendimento psicológico e até ultrassonografia. Além disso, vamos permanecer mais três dias no município para garantir que todas sejam atendidas”, declarou a parlamentar.

Para a diretora da SEM, Glauci Gembro, o evento teve um grande impacto positivo na comunidade.

Estamos no mês da mulher e nada mais justo do que promover a segunda edição da caravana, com serviços médicos, de beleza feminina, além da disponibilização de recreação infantil e vacinação. Então, várias ações para atender essa mulher e a família, bem como inaugurar o novo prédio da secretaria de uma forma bem festiva”, disse.

Na ação social desta sexta, foram feitos 150 consultas oftalmológicas, 80 atendimentos na carreta da mulher com consultas e exames ginecológicos e 80 atendimentos odontológicos. Para este sábado (16), serão disponibilizados mais 120 para oftalmologia, 40 para odontologia e mais 40 para ginecologia.

Os atendimentos de saúde acontecem também na segunda (18) e terça-feira (19) até o meio-dia, sendo que estarão disponíveis 40 consultas odontológicas e 40 ginecológicas em cada dia.

Beleza feminina e educação

Além dos serviços de saúde, a caravana também proporcionou serviços de beleza como corte de cabelo, esmaltação e design de sobrancelhas. A dona de casa Yasmin Silva aproveitou a chance para aprender mais sobre o mundo da beleza

Vim cortar o cabelo e me arrumar mais, né? Quero saber mais sobre os esmaltes, maquiagem, sobrancelhas e acredito que seja uma boa oportunidade de fazer isso aqui na caravana da mulher”, disse Yasmin.

O evento também promoveu palestras sobre violência doméstica e familiar, saúde da mulher e saúde bucal, buscando conscientizar e informar a população sobre temas importantes para o bem-estar feminino. A programação foi para toda a família e teve ainda pintura facial, recreação infantil e apresentações culturais.

A Caravana Especial da Mulher é uma parceria entre o Poder Legislativo roraimense, o governo de Roraima e a prefeitura de Rorainópolis. As ações integradas entre diferentes órgãos proporcionaram a saúde e o empoderamento das mulheres, levando serviços essenciais à comunidade do Sul do Estado.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima / Abraão Borges