CASA NOVA
ALE-RR amplia serviços para população com nova sede da Secretaria Especial da Mulher em Rorainópolis

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) inaugurou, nesta sexta-feira (15), a nova sede da Secretaria Especial da Mulher (SEM) em Rorainópolis, aumentando o alcance de seus serviços na região Sul do Estado. Localizada na Avenida Dra. Yandara, nº 3.058, no Centro, a unidade funcionará de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e abrigará o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e o Centro Reflexivo Reconstruir.

O espaço é mais amplo que a sede antiga e possui oito salas para o atendimento. Devido ao crescimento da estrutura física, a Secretaria Especial da Mulher aumentou a equipe multidisciplinar para atender as mulheres do Sul do Estado, inclusive criou um espaço de acolhimento e hospedagem para as vítimas de violência doméstica e familiar.

A secretária Especial da Mulher, deputada Joilma Teodora (Podemos), destacou que a nova sede visa acolher melhor as vítimas e enfrentar o problema da violência familiar e doméstica em Roraima.

Nós, em conjunto com todos os deputados e nosso presidente Soldado Sampaio [Republicanos], decidimos ampliar a estrutura da sede do município de Rorainópolis, pensando especialmente nas mulheres. Esta casa é para as mulheres, mas também para os homens, inclusive para os autores de violência, pois aqui também existe a possibilidade de recomeço por meio do Centro Reflexivo Reconstruir. Tudo isso foi pensado visando à família e à qualidade de vida dessa população”, frisou a parlamentar.

Além do acolhimento, o viés educacional também é trabalhado pela Secretaria Especial da Mulher. Thaize Florêncio, diretora do Chame em Rorainópolis, ressaltou como esse atendimento especializado e a realização de palestras vão beneficiar as mulheres da região.

Além do acolhimento na nossa sede, realizamos visitas em municípios vizinhos. Nesse sentido, a razão de termos vindo para este espaço é para acomodar as vítimas de forma ainda melhor e aumentar nossa capacidade de atendimento. Aqui, podemos introduzi-las em cursos e palestras, sendo que o nosso maior objetivo é fazer com que se sintam seguras dentro da Secretaria Especial da Mulher”, afirmou Thaize.

Autoridades presentes na inauguração, a exemplo da vereadora Andreia Maia (cidadania), expressaram seu apoio à iniciativa. “O nosso sentimento é de gratidão, porque esse espaço é onde as mulheres receberão o apoio necessário, com a garantia de segurança e acolhimento. Portanto, só posso expressar meus parabéns à Assembleia e à deputada Joilma por essa iniciativa tão importante para nosso município de Rorainópolis e região”, afirmou o parlamentar municipal.

Caravana da Mulher

Como parte da inauguração, ocorreu também a 2ª Edição da Caravana da Mulher, promovida pela SEM em parceria com o governo do estado e a prefeitura de Rorainópolis. Serviços médicos, exames e consultas odontológicas foram realizados durante esta sexta-feira (15) no âmbito da nova sede do programa da ALE-RR.

Além disso, foram feitos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B, bem como serviços relacionados à beleza feminina, a exemplo de corte de cabelo, esmaltação e design de sobrancelhas.

Durante a ação, ainda houve a promoção de palestras sobre os tipos de violência doméstica e familiar, bem como programação para toda a família com pintura facial, recreação infantil e apresentações culturais.

Atendimento Chame e Centro Reflexivo Reconstruir

O Chame atende, acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência no contexto familiar, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, advogada e assistente social.

O Centro Reflexivo Reconstruir também oferece esses serviços, porém é destinado aos autores de violência doméstica do Estado. A equipe do programa realiza encontros para tratar sobre temas sensíveis a exemplo de depressão, estresse e agressividade, álcool e drogas, valores familiares e Lei Maria da Penha (nº 11.340/06).

Os dois programas da ALE-RR estão disponíveis à população na sede da Secretaria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, 1.470, bairro Aparecida. Já as moradoras de Rorainópolis e adjacências, podem buscar apoio no núcleo no novo prédio do programa especial da ALE-RR, na Avenida Dra. Yandara, nº 3.058, no Centro. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Além disso, há o ZapChame pelo número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima