Pular para o conteúdo

LIVRE DE AFTOSA
Marcelo Cabral parabeniza atuação de técnicos da Aderr pela erradicação da doença sem vacinação

Roraima conquista status nacional livre da febre aftosa – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) declarou nesta segunda-feira (25) Roraima, e mais 15 estados e o Distrito Federal, como livre da febre aftosa sem vacinação. O tema foi celebrado pelo deputado Marcelo Cabral (Cidadania) durante o uso da tribuna na sessão desta terça (26).

Vice-presidente da ALE-RR, deputado Marcelo Cabral, durante uso da tribuna, na sessão desta terça (26) – Marley Lima/ SupCom ALE-RR

“Isso é um marco para Roraima, tudo isso foi feito com o apoio do governo com incentivo na Aderr [Agência de Defesa Agropecuária de Roraima] para trazer tranquilidade e ajudar os produtores deste Estado”, falou Cabral. O parlamentar lembrou que fez parte da comissão para criação da agência, em 2008, e que o primeiro trabalho foi conquistar a vacinação para o gado.

Marcelo Cabral destacou a atuação do Estado frente à vacinação dos rebanhos das comunidades indígenas. “Agulha oficial é vacinar o rebanho indígena e o governo entra com 100% de apoio, com estrutura, com técnico. Ele tem feito o seu papel fazendo a agulha oficial”. Com a certificação, Roraima terá mais segurança para exportar a carne para outros estados e países.

Além de Roraima e Distrito Federal, entraram na lista: Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

“Destacar o governo Antonio Denarium, seis anos à frente do Executivo que fomentou, fortaleceu e deu a garantia e instrumentos para que Roraima se tornasse livre de aftosa sem vacinação”, acrescentou o deputado, estendendo os parabéns ao Parlamento Estadual que trabalha com olhar direcionado aos produtores, do pequeno ao grande.

Na oportunidade, Marcelo Cabral pediu apoio ao parlamento para que, em conversa com a bancada federal e com o governador, estimulem políticas para estender até o próximo ano os vencimentos de dívidas resultantes dos prejuízos com a seca e queimadas na região. “Isso é pensar no produtor, no Estado. Não existe nenhum produtor que não queira pagar as contas, mas sim que tenham condições adequadas para pagar as suas dívidas”, disse.

A Portaria nº 665 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), reconhecendo Roraima como área livre de febre aftosa sem vacinação, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e passa a vigorar a partir de 2 de maio deste ano.

Texto: Yasmin Guedes Esbell

Foto: Marley Lima / Eduardo Andrade

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas