EDUCAÇÃO POLÍTICA
ALE-RR promove treinamento de estudantes indígenas para atuarem em eleições do Parlamento Jovem

Estudantes simulam dia de votação em treinamento fornecido pelo TRE-RR – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Nesta quarta-feira (3), estudantes da Escola Ednilson Lima Cavalcante, da Comunidade Indígena Tabalascada, no município de Cantá, receberam treinamento para atuarem como mesários na eleição do programa Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Os alunos foram capacitados por servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) e tiveram contato com a urna eletrônica utilizada em eleições ordinárias.

Na capacitação, os estudantes simularam o dia da eleição do programa da Casa Legislativa, que está marcada para esta sexta-feira (5). Os alunos escolhidos para serem mesários aprenderam a registrar o voto do eleitor, conheceram as particularidades da eleição e treinaram a dinâmica eleitoral por meio das urnas eletrônicas.

Essa é primeira vez que uma escola indígena participa do programa Parlamento Jovem, uma oportunidade para que essa população juvenil conheça todo o processo eleitoral, conforme destacou Khaislane Silva, aluna indígena de 17 anos que foi capacitada para atuar no programa.

Khaislane Silva, aluna indígena: ‘O que aprendi vai me ajudar bastante a exercer minha cidadania’ – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Este ano vai ser a primeira vez que votarei, mas tenho certeza de que o que aprendi com esse treinamento, a exemplo de votar e ser mesária, vai me ajudar bastante a exercer minha cidadania”, disse a estudante.

Karen Barroso, servidora do Centro de Convivência da Juventude da ALE-RR, acompanhou os trabalhos do treinamento. Ela ressaltou que a parceria com a Justiça Eleitoral auxiliou ainda mais os alunos a conhecerem as fases de uma eleição.

Karen Barroso, servidora da ALE-RR, ressaltou parceria com Justiça Eleitoral para auxiliar alunos a conhecerem fases de uma eleição – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Desde o ano passado, a gente inovou o programa ao contar com o apoio do TRE-RR, fazendo essa eleição parametrizada e proporcionando a atuação dos alunos em todas as etapas do processo eleitoral, da candidatura à eleição. Isso permite que os jovens participem de toda essa movimentação política, que é muito importante para a sociedade”, avaliou Karen.

Narla Santana, servidora do TRE-RR: ‘Intuito é que juventude participe da vida política e que possa exercer a cidadania da melhor forma’ – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Narla Santana, servidora da Escola Judiciária Eleitoral, frisou que a união entre as instituições gera bons frutos para os jovens. “O TRE-RR, em parceria com a Assembleia Legislativa, promoveu esse treinamento de mesários com o intuito de que a juventude participe da vida política e possa exercer a cidadania da melhor forma”, declarou.

Severino Cruz, gestor escolar indígena – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

O gestor escolar indígena Severino Cruz agradeceu a oportunidade de os alunos vivenciarem as etapas de uma eleição. “Envolver os estudantes indígenas nesse projeto é importante, porque cada mundo precisa construir uma ideia política. A partir desse programa, cada um vai sair com uma ideia melhor a respeito do que é ser cidadão e escolher um representante político”, enfatizou.

O programa

O Parlamento Jovem Roraimense é um projeto promovido pela Casa Legislativa e coordenado pela Superintendência de Programas Especiais, em parceria com o TRE-RR e a Secretaria Estadual de Educação (Seed). Tem como proposta sensibilizar os jovens para que participem ativamente do processo democrático.

Em 2023, o Parlamento Jovem Roraimense inovou, proporcionando aos estudantes das escolas participantes todas as etapas do processo eleitoral, como o registro das candidaturas, capacitação dos mesários, secretários e presidentes de mesa (os próprios estudantes dos 2º e 3º anos que exercem essas funções), eleição, contagem dos votos, diplomação e posse. Seis escolas de Boa Vista participaram da edição 2023.

A novidade deste ano é que, além da capital, escolas de cinco municípios do interior terão representantes eleitos para o programa. Ao todo, serão 11 colégios participantes, sendo 5 de Boa Vista e 2 do Cantá; Alto Alegre, Mucajaí, Rorainópolis e Caracaraí serão representados, cada um, por uma instituição, resultando no envolvimento de 4.582 estudantes.

Confira as escolas públicas participantes do programa neste ano:

BOA VISTA

Colégio Estadual Militarizado Professor Carlos Casadio (vespertino)

Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto (matutino e vespertino)

Escola Estadual Lobo D’Almada (matutino e vespertino)

Escola Estadual Senador Hélio da Costa Campos (matutino e vespertino)

Escola Estadual Gonçalves Dias (matutino e vespertino)

CANTÁ

Colégio Estadual Militarizado José Aureliano da Costa (vespertino)

Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante (vespertino)

ALTO ALEGRE

Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira (vespertino)