IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO
Assembleia Legislativa inicia inscrições para palestra sobre educação e autismo

Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Nesta quarta-feira (3), iniciam-se as inscrições para a palestra “O trabalho educacional com a pessoa com autismo: identificação e intervenção”, que será ministrada pelo professor doutor Alexandre Marchiori. O evento, que é voltado para profissionais da educação, mas que permite participação do público em geral, faz parte da Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Plenário Valério Caldas Magalhães, local onde ocorrerá a palestra sobre educação e autismo – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

A palestra ocorrerá neste sábado (6), no Plenário Valério Caldas de Magalhães, na sede da Casa Legislativa, das 8h às 12h. As inscrições podem ser feitas no site da Assembleia Legislativa de Roraima no link https://forms.gle/viky5UV9aJ7xtn6F7, e os participantes receberão certificados. Vale ressaltar que as vagas são limitadas.

Fachada da nova sede do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da ALE-RR – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

Essa é uma das atividades idealizadas pelo Teamarr alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado anualmente em 2 de abril, conforme destacou Erbeson Silva, professor de educação física do Centro.

Erbeson Silva, professor de educação física do Teamarr – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Faremos panfletagem, palestras e rodas de conversa com psicólogas para tratar sobre autismo na adolescência. No sábado [3], com a palestra do Dr. Marchiori e parceria da Casa Amarela, vamos emitir a carteirinha para crianças autistas. Por isso, o evento será para os profissionais da educação, mas também para o público que tenha interesse em absorver conhecimento a respeito do autismo”, disse Silva.

Sobre o palestrante

O professor Alexandre Marchiori possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2007), especialização em Gestão Educacional pela Universidade Gama Filho (2008); mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES (2012), bem como doutorado em Educação Física também pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019-2022).

Atualmente, é professor formador do curso de Pós-Graduação em Docência em Educação Física Escolar e professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) e membro do Núcleo de Aprendizagens das Infâncias e seus Fazeres da UFES.

O profissional tem experiência na área de educação e educação física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação infantil, formação docente, educação inclusiva e autismo.

O Teamarr

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) atende crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.

Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Nonato Sousa