Pular para o conteúdo

NA ALERR
Deputados aprovam entrega de comendas e moções em sessão ordinária

Os parlamentares aprovaram na sessão desta quarta-feira (10), Projetos de Decreto Legislativo para entrega de comenda Orgulho de Roraima e reconhecimento em Moções de Aplauso para ações realizadas por militares e civis em Roraima. As matérias serão promulgadas no Diário Eletrônico.

A honraria aprovada, conforme Projeto de Decreto Legislativo nº 16/2024, de autoria do deputado Chico Mozart (Progressistas), é a comenda Orgulho de Roraima ao cantor gospel roraimense Jaydson da Silva Duarte, conhecido no meio artístico como Jadson Moreno, que tem alçado voos fora do Estado.

“A pessoa que eu indiquei é roraimense, cantor gospel e teve a oportunidade de participar do Canta Brasil e hoje é contratado pela Sony Music e de reconhecimento nacional”, defendeu Mozart.

Moções

De autoria do deputado Dr Meton (MDB), aprovada a Moção de Aplauso nº 13/2024 à ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, após passagem por Boa Vista no último dia 4 de abril para tratar sobre o projeto de Integração e à Rota Bioceânica Ilha das Guianas para incrementar a infraestrutura rodoviária, energética e digital de Roraima.

O ato de bravura registrado na Moção de Aplausos nº 14/2024, de autoria da deputada Angela Águida Portella (Progressista), eleva as ações de tentativa de resgate feitas pelo major Francisco Édson Silva Costa, que no dia 26 de março foi abordado na ponte sobre o rio Mucajaí pela população para auxiliar na localização de uma pessoa que se afogou.

A vítima estava a três metros de profundidade e a cinco metros da margem quando foi localizada por Francisco. O major fez as tentativas de reanimação, mas sem êxito. “Mesmo sem equipamentos e roupas adequadas, mesmo assim arriscou a própria vida, fez as manobras, mas não foi possível. Foi um ato heroico. Essa moção é extensiva a outros militares que arriscam a própria vida em prol a sociedade”, destacou Angela Águida Portella.

A atuação no combate às centenas de focos de incêndio em Roraima, a deputada apresentou a Moção nº 15/2024, aprovada nesta sessão, em homenagem aos Bombeiros Militares e Brigadistas que enfrentam todos os dias as adversidades do tempo, principalmente neste momento de estiagem.

“Gostaria de expressar a gratidão, mas parabenizando a atuação dos bombeiros e brigadistas que tem trabalhado dia e noite para conter os focos de incêndio e agora de forma emergencial entrega de água e alimentos em decorrência das consequências da estiagem”, declarou a deputada ao complementar que estes homens e mulheres trabalham além do dia e horário.

Requerimentos aprovados  

Ao fim da votação, os parlamentares aprovaram dois Requerimentos para efetivação de sessões especiais nos próximos dias na Assembleia Legislativa de Roraima.

Previsto para o dia 17 de abril, a partir das 9h30 no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, o Requerimento nº 29/2024, assinado pelos deputados Angela Águida Portella e Soldado Sampaio (Republicanos), prevê a entrega de comendas a servidores da Aderr pela passagem dos 16 anos de instituição da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr).

“Esses profissionais se dedicam muito, fazem acompanhamento para os produtores incentivando para manter o status de livre da aftosa, da mosca da carambola”, ressaltou a deputada Angela Águida Portella.

No dia 17 de maio, a Assembleia Legislativa fará sessão solene em homenagem aos profissionais da Enfermagem, conforme o Requerimento nº 28/2024, de autoria do deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União). A proposição altera a data aprovada na sessão do dia 9 de abril, de 16 para 17 de maio. “Suma importância esse reconhecimento aos profissionais que exercem a Enfermagem com maestria e a Semana precisa ser reconhecida pelo trabalho que fazem por esse Estado”, defendeu.

Texto: Yasmin Guedes Esbell

Fotos: Alfredo Maia e Nonato Sousa

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas