Pular para o conteúdo

XV ENERP
ALE-RR discute acúmulo de cargos por militares em palestra do senador Davi Alcolumbre

Exercício simultâneo da função militar com outros cargos públicos foi debatido no evento – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Nesta quinta-feira (11), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) debateu com policiais e bombeiros militares de todo o Brasil o acúmulo de cargos para a categoria, com foco nos aspectos legais e reflexos para fins de aposentadoria e transferência para a reserva. A atividade faz parte da programação do XV Encontro Nacional de Entidades Representativas de Praças (Enerp), evento sediado no plenário da Casa Legislativa roraimense.

A palestra sobre o tema foi ministrada pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), que participou de forma virtual do evento. O parlamentar foi presidente do Congresso Nacional de 2019 a 2021 e contribuiu para a aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC) que possibilitou o exercício simultâneo da função militar com cargos públicos nas áreas de saúde e educação.

Senador Davi Alcolumbre (União-AP), que atuou em benefício da categoria no Congresso Nacional, foi palestrante – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Essa conquista foi histórica. A minha parte, enquanto senador e presidente do Senado, foi dar celeridade e compreender a importância da votação dessa PEC. Hoje, graças à tramitação da matéria, conseguimos a aprovação recorde de uma luta dos policiais para assegurar o duplo vínculo na Constituição brasileira”, enfatizou o senador.

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), participou das discussões da categoria e informou o que a Casa Legislativa está propondo para legalizar a acumulação de cargos.

 

 

<i.Presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos): ‘Estamos fazendo uma proposta de emenda à Constituição do Estado com o intuito de permitir acumulação de cargos – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Estamos fazendo uma proposta de emenda à Constituição do Estado para clarear de uma vez por todas que é permitido por leis federais e pelo nosso estatuto a acumulação de cargos, por exemplo, de professor e policial militar, assim como o de bombeiro militar com cargo na área de saúde. Então nosso entendimento é que não há impedimento e debatemos isso hoje no Enerp”, apontou o presidente.

Apesar das conquistas, o militar da reserva e diretor de mobilização e formação política da Federação Nacional dos Praças (Anaspra), Pedro Queiroz, avaliou que as carreiras militares podem acumular também outras funções públicas.

 

Pedro Queiroz, diretor de mobilização e formação política da Federação Nacional dos Praças (Anaspra) – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“De fato, avançamos, porém entendemos que nós poderíamos avançar muito mais. Entendo que, sem querer usurpar a oportunidade de emprego de outros, a função do policial militar é uma experiência vivida nas ruas, no combate ao crime, sendo que ela, de qualquer forma, ajuda o desenvolvimento de outras atividades”, enfatizou Queiroz.

A subtenente Márcia Carvalho, presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos do Rio Grande do Norte, também destacou a relevância da discussão para a categoria.

 

 

Márcia Carvalho, subtenente da Polícia Militar do Rio Grande do Norte: ‘Acredito que a gente veio aqui justamente buscar conhecimento, trocar informações e adquirir mais experiência’ – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Os policiais que entram, se especializam em outras áreas. Então às vezes não é justo deixar aquilo em que se especializou por causa da função militar. Acredito que a gente veio aqui justamente buscar esse conhecimento, trocar informações, adquirir mais experiência para que a gente possa utilizar no nosso estado”, declarou Márcia.

 

 

 

 

 

Humberto Alves, segundo-tenente dos Bombeiros de Roraima, congratulou a ALE-RR pela iniciativa do evento nacional – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

O segundo-tenente dos Bombeiros de Roraima Humberto Alves participou do evento e parabenizou a Casa Legislativa pela iniciativa de sediar o encontro. “Estou aqui como ouvinte desde ontem, participei da abertura e estou gostando muito. Queria parabenizar todos os representantes pelas falas. São discussões muito atuais e importantes para a categoria dos militares estaduais”, disse.

 

 

 

Cidadão Benemérito

Na ocasião, houve também a informação que será entregue, em Brasília-DF, a Comenda de Cidadão Benemérito ao senador Alcolumbre. A proposição foi de autoria do deputado Marcos Jorge (Republicanos), que enfatizou a relevância do parlamentar federal para Roraima.

 

 

Deputado Marcos Jorge é autor da Comenda de Cidadão Benemérito ao senador Alcolumbre – Marley Lima/ SupCom ALE-RR

“É justa e merecida homenagem ao senador Davi Alcolumbre, que trabalhou para a derrubada do veto e proporcionou a transferência de terras da União para o estado de Roraima. Isso possibilitou trazer segurança jurídica ao setor produtivo garantindo o título definitivo de propriedade das terras para produtores, comerciantes, investidores e moradores”, disse Jorge.

 

 

 

Programação

Confira abaixo os detalhes da programação do XV Enerp para esta sexta-feira (12).

DIA 12/4

  • Painel III

8h – 10h – Palestra:

Os impactos da desigualdade de gênero no acesso e desempenho da carreira militar.

Palestrante: Coronel Camila Paiva, Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL)

10h – 12h – Palestra:

Mentalidade inquisitória no processo penal militar: injustiça epistêmica

Palestrantes: Professor Wanderley Alves, ex-policial militar, advogado e mestre em Direito; e Raul Marcolino, policial militar, advogado especialista em direito penal pela Escola Paulista de Magistratura

Tarde – Assembleia Geral da Anaspra (restrito às entidades filiadas)

Noite – 20h – Encerramento com atividade cultural

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas