Em comemoração aos 12 anos de implantação em Roraima, o Procon Assembleia realizará diversas dinâmicas em diferentes locais da cidade sobre direitos do consumidor. A primeira visita foi na noite dessa segunda-feira (22), em uma faculdade particular localizada nas dependências do Shopping do bairro Caçari, na zona Leste.
Os alunos que compareceram à instituição aproveitaram a presença da equipe para esclarecer algumas dúvidas com relação ao funcionamento do ensino particular, como o caso da Iraê Sokolowicz, aluna do curso de direito. Ela conta que atrasou algumas mensalidades, o que gerou um pesou no orçamento, e buscava uma alternativa mais acessível para quitar a dívida.
“Acho que o Procon [Assembleia] deveria fazer mais ações como essa para nós, acadêmicos, porque a gente pode atrasar uma mensalidade e não saber o que fazer. Na minha situação, deixei atrasar algumas mensalidades e ficou um pouco pesado. Eu já estava correndo atrás disso, mas, graças a Deus, e ao Procon, eu vou poder negociar com um valor mais acessível”, destacou.
A ação foi positiva para o professor e coordenador do curso de Direito, Daniel Gamiro. Para ele, a parceria do Serviço de Defesa do Consumidor com as instituições de ensino é fundamental para estreitar boas relações consumeristas.
“É muito bacana porque eles trazem essa informação e os alunos passam a ter um pouquinho mais de noção dos seus direitos e até dos seus deveres, também, em relação ao contrato com a instituição e no geral. Então, essa relação de todo o comércio com o Procon tem que ser bem próxima, porque isso só traz benefícios. A sociedade só tem a ganhar, bem como as próprias instituições”, avaliou.
Conforme o diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, a ideia é divulgar algumas legislações estaduais que não são devidamente aplicadas, como, por exemplo, as voltadas aos estudantes das escolas e faculdades privadas.
“Além de orientações, a gente aproveita, também, para tirar algumas dúvidas sobre cláusulas abusivas de contrato com a instituição de ensino, multas que a faculdade pode aplicar se o aluno atrasar a mensalidade, até qual limite ela pode aumentar essa mensalidade, periodicidade de reajuste. Enfim, uma série de esclarecimentos sobre o tema”, explicou.
Ainda de acordo com ele, as atividades seguem durante a semana para atender não apenas o cliente, mas também o fornecedor de serviços. “O máximo que a gente puder levar de informação para manter essa relação de consumo amigável, a gente vai fazer”, salientou Carvalho.
O Procon Assembleia realiza atendimentos presenciais de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Ataíde Teive, nº 3510, bairro Buritis, zona Oeste de Boa Vista, assim como de forma remota pelo número (95) 98401-9465 ou pelo endereço eletrônico al.rr.leg.br/procon
Próximas ações:
23/04 – 18h – Lanchonetes e pizzarias;
24/04 – 8h – Procon Itinerante – Centro Comercial Caxambu;
26/04 – 8h – Mutirão de atendimento com fornecedores parceiros, no Procon Assembleia;
Texto: Suzanne Oliveira
SupCom ALE-RR