RECONHECIMENTO
Fotojornalista da Assembleia Legislativa de Roraima fica em 5° lugar em concurso nacional do Poder Judiciário

Cerimônia ocorreu na noite desta quarta-feira (24), em Brasília – Reprodução/YouTube/STJ

O fotojornalista Jader Souza, da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), ficou em 5° lugar na categoria fotojornalismo do I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário: 35 anos da Constituição Cidadã. Jader disputou com outros 12 concorrentes. O concurso levou em consideração todos os cinco eixos temáticos.

A iniciativa é do Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com os quatro principais tribunais do Brasil: Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Superior Tribunal Militar (STM). A cerimônia de anúncio dos vencedores foi realizada na noite desta quarta-feira (24), em Brasília.

Foto registra transformação social na vida de egresso do sistema prisional – Jader Souza/SupCom-ALERR

O registro captado através da lente de Jader aborda a transformação social na vida de um egresso do Sistema Prisional de Roraima, atendido por meio do Escritório Social, um programa do Conselho Nacional de Justiça que, em Roraima, tem a Assembleia Legislativa como um dos principais parceiros. A matéria ilustra a reportagem: “Beneficiário do Armário Social apoiado pela ALE-RR diz que campanha foi luz em sua vida: “não tinha ninguém’”.

Veja a imagem aqui

Jader é fotojornalista há quase três décadas – Leo Daubermann/SupCom-ALE-RR

“Gostaria de agradecer primeiramente a Deus pela oportunidade e pelo dom da fotografia. Através das nossas lentes podemos enxergar a transformação na vida das pessoas, como neste caso do Escritório Social, que foca na reinserção de egressos do sistema prisional. Estendo meus agradecimentos a toda equipe da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa por acreditar no meu trabalho e, juntos, através de um companheirismo diário, buscar não apenas o crescimento profissional, mas institucional do Poder Legislativo”, declarou Jader Souza, fotojornalista há quase três décadas.

Reconhecimento na Casa

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos) parabenizou o fotojornalista e afirmou que o reconhecimento representa não apenas uma conquista pessoal e profissional de Jader Souza, mas o poder de transformação das instituições públicas na vida das pessoas com o propósito de olhar para todas as camadas e grupos sociais.

Presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

“Felicito o fotógrafo Jader Souza, servidor do parlamento roraimense, por essa importante conquista. Sem dúvidas, ele é um exemplo de excelência na fotografia no Estado e o prêmio reforça a grandeza de uma imagem quando falamos da garantia de cidadania para todos os cidadãos por meio do trabalho jornalístico. O Escritório Social desenvolve um trabalho muito importante em Roraima e sempre terá o Poder Legislativo como parceiro”, enfatizou Sampaio.

A superintendente de Comunicação, Sônia Lúcia Nunes, reforçou que, diariamente, os profissionais do setor desempenham papel fundamental no direito à informação, levando das ações da Casa Legislativa ao conhecimento da sociedade, bem como trabalha as iniciativas que simbolizam a garantia dos Direitos Humanos, como as atividades do Escritório Social.

Superintendente de Comunicação, Sônia Lúcia Nunes – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

“Somos parceiros das ações do Escritório Social. Abrimos espaços para que as atividades sejam divulgadas, acompanhamos os resultados desse trabalho de excelência e percebemos o quão importante é o apoio da Justiça na reinserção de egressos do sistema prisional. Não se trata apenas de uma fotografia: é o registro, na prática, da transformação de vida que um projeto pode trazer. Parabéns ao Jader, parabéns a todos os envolvidos”, declarou.

Texto: Josué Ferreira

Foto: Jader Souza