TVs E RÁDIOS LEGISLATIVAS
Diretora regional da Astral articula fortalecimento de comunicação pública com Câmara Municipal de Manaus

Encontro ocorreu na sede da Câmara Municipal de Manaus – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Com o objetivo de fortalecer a comunicação do poder público, a diretora regional Norte da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) e superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Sônia Lúcia Nunes, visitou nesta quarta-feira (24) a Câmara Municipal de Manaus.

Diretora regional Norte da Astral e superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sônia Lúcia Nunes – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

A capital do Amazonas é a única da Região Norte a ter uma TV Câmara Municipal. Recebida pelo presidente do Poder Legislativo manauara, Caio André (União), Sônia Lúcia explicou a ele os benefícios de fazer parte da Astral e destacou que os próximos passos são percorrer outras instituições da Região Norte para sensibilizar os parlamentares sobre a importância de fortalecer as emissoras legislativas.

A Astral é uma entidade que congrega as emissoras e as ações de comunicação em diferentes mídias e plataformas mantidas pelos Poderes Legislativos federal, estaduais e municipais, e representa interesses dos parlamentos referentes à informação, transparência e participação da população. Além disso, promove o acesso a capacitações e qualificações.

Presidente da Câmara Municipal de Manaus, Caio André – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Sônia Lúcia ressaltou ainda que, com o apoio da Astral, é possível melhorar todo o conteúdo produzido pelas emissoras colocado à disposição da população. Caio André afirmou que a cooperação com a Astral vai representar um avanço para o Poder Legislativo, e não apenas para a Comunicação da Câmara de Manaus.

Os resultados da parceria da Astral com o Poder Legislativo são notórios em Roraima. A assinatura de um acordo de cooperação técnica da associação com a Assembleia Legislativa, em 2023, resultou na abertura de espaços para divulgação de conteúdo do Tribunal de Justiça (TJRR), Defensoria Pública Estadual (DPE) e Ministério Público (MPRR).

Erleison Brito é coordenador de Comunicação da Câmara Municipal de Manaus – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Essa visita nos traz um leque de opções positivas para aprimorarmos ainda mais o nosso setor dentro do parlamento, pois é muito difícil falarmos sobre comunicação política. Quando temos a oportunidade de melhorar isso, é de fundamental importância”, acrescentou o coordenador de Comunicação da Câmara Municipal de Manaus, Erleilson Brito.

A diretora regional Norte da Astral visitou ainda os estúdios de rádio e TV da instituição.

A diretoria executiva da Astral, para o biênio 2024/2026, é composta por:

– Presidência: Gerson Inácio de Castro, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL-RN);

– Vice-Presidência de Integração Regional: Luciana M. P. Rivelli Amélio, da Câmara Municipal de Jundiá, São Paulo;

– Vice-Presidência de Relações Institucionais, Rede e Tecnologia: Carlos Neiva, da Câmara dos Deputados;

– Vice-Presidência de Relações Institucionais e Governamentais: Érico Silveira, do Senado Federal;

– Secretária-geral: Clécia Carla S. Santos, Assembleia Legislativa de Sergipe (ALE-SE);

– Diretoria Financeira: Marcio Moreira de Medeiros, Assembleia Legislativa do Ceará (ALE-CE);

– Diretoria Técnica: Davidson Araújo dos Reis, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (AL-MG);

– Diretoria de Comunicação: Marília Araújo Rocha, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL-RN).

Diretorias Regionais

– Diretora Regional Sul: Suelen Claudete Costa, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALE-SC);

– Diretora Regional Norte: Sônia Lúcia Nunes, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR);

– Diretora Regional Nordeste: Michele Gramacho, da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA);

– Diretora Regional Sudeste: Karine Pagliarini, da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Minas Gerais;

– Diretor Regional Centro-Oeste: Jaime Fernandes Costa Neto, da Assembleia Legislativa do Mato Grosso (AL-MT).

Conselho Fiscal (titulares)

– Jorge Luís da Silva, da Câmara Municipal de Santa Maria, Rio Grande do Sul;

– Adriano Roberto de Carvalho, da Câmara Municipal de Ourinhos, São Paulo.

Conselho Fiscal (suplentes)

– Vinícios Felizatti Franzoni, da Câmara Municipal de Araras, São Paulo;

– Rinaldo Barbosa Amaral, da Câmara Municipal de Joinville, Santa Catarina.

Texto: Yasmin Guedes Esbell

SupCom ALERR