UNIÃO DE FORÇAS
Rarison Barbosa agradece trabalho de comissão da ALE-RR e do Executivo para atender aos pleitos da Polícia Civil

Nesta terça-feira (21), o deputado Rarison Barbosa (PMB) agradeceu ao Executivo pelo atendimento das reivindicações da comissão especial do Poder Legislativo que tratava da convocação dos candidatos aprovados no último concurso da Polícia Civil de Roraima (PCRR), realizado em 2022, e da promoção dos policiais civis.

A comissão especial foi criada por meio do Ato da Presidência nº 012/2024, publicado no Diário Oficial da ALE-RR em 30 de abril, e tem como presidente Gabriel Picanço (Republicanos), vice-presidente Armando Neto (PL), relator Renato Silva (Podemos), e membros parlamentares Chico Mozart (PP), Rarison Barbosa (PMB), Idazio da Perfil (MDB) e Jorge Everton (União).

“Ontem [segunda-feira, 20], a comissão foi recebida pelo governador e obtivemos êxito. Desde o ano passado, fazíamos indicações para o andamento desse concurso que foi criado para tratar da Polícia Civil. Começou essa peregrinação. E este ano, o deputado Renato Silva recebeu os policiais para tratar da promoção deles, e criamos uma comissão. Tivemos três reuniões, e os policiais promovidos já estavam na letra, na classe especial, e era necessário que fosse pago esse direito. E ontem, houve essa somatória de forças”, contou Rarison Barbosa.

Após a reunião, ficou acordado que o pagamento das promoções dos policiais civis será efetuado no aniversário da corporação, em julho, bem como a convocação de 205 candidatos que já estão formados. E em meados de agosto, será convocado o cadastro de reserva do concurso.

“Esse é um ganho muito forte. A Assembleia Legislativa está de parabéns. Agradecer ao nosso governador pela sensibilidade, ao líder do governo, Coronel Chagas, aos deputados envolvidos nessa causa, e não queremos deixar de expressar nossa gratidão por se fazer justiça a esses servidores que estão há mais de 20 anos, e precisavam desse reconhecimento para que se pudesse colocar a nossa segurança pública num lugar de destaque e que seja ainda melhor”, comemorou o deputado.

Em aparte, o deputado Renato Silva (Podemos), que participou ativamente das discussões, parabenizou o trabalho conjunto. “Vimos a realidade financeira do Estado e saímos com a vitória dessa reunião, e nunca duvidei dela porque o governador tem se reunido com todas as categorias e agora não seria diferente”, ponderou Silva.

Armando Neto (PL) também reconheceu os esforços da Assembleia Legislativa e a sensibilidade do governador. Para ele, o trabalho do parlamento é se unir e pleitear uma sociedade mais justa e igualitária.

“É com muita satisfação que faço parte dessa comissão. Isso é o que faz um parlamento forte, unido, não para pressionar o governo, mas sim para lutar por questões de necessidade e de justiça. E hoje foi um ganho para a Polícia Civil, então parabenizo a atitude e coerência do governador Denarium. Parabéns à comissão”, destacou.

Outras categorias

A decana do Poder Legislativo, Aurelina Medeiros (Republicanos), aproveitou o momento para falar da defasagem do quadro de pessoal dos órgãos que dão suporte ao setor agrícola.

“Quero pedir apoio, e faço um convite para a gente começar a trabalhar o concurso para o setor agrícola. O último ocorreu em 2003. Temos um setor que dizem que move nossa economia, mas todas as secretarias estão com defasagem de servidores”, apontou.

Barbosa também chamou a atenção para um grupo de aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para os cargos de técnico de tributo estadual e técnico em infraestrutura de tecnologia da informação, que aguardam convocação desde 2022.

“Esses servidores já estão aptos a serem nomeados e o Estado precisa deles para arrecadar. Com eles, é que vamos ter a condição de recursos na fonte, para que a gente possa fazer os investimentos devidos. Esses técnicos já nos procuraram também e já fizemos indicação. Então queremos deixar nosso pedido ao governador, para que atenda a esse pleito, e pedir a força também dos deputados, para que possamos vencer mais essa etapa”, frisou o parlamentar, que completou dizendo que empresários de Rorainópolis precisam se deslocar até Boa Vista para resolver problemas tributários, porque o prédio da Sefaz do município não consegue suprir a demanda por falta de servidores.

O deputado Marcos Jorge (Republicanos) agradeceu o apoio à causa dos técnicos de tributos. “Não existe a possibilidade de uma atuação eficiente dos auditores sem os técnicos de tributo. Além do município de Rorainópolis, também temos o posto fiscal do Jundiá, por onde passa a totalidade de tudo que entra no nosso Estado. Quero agradecer ao deputado Rarisson por abordar esse assunto hoje e reforçar a solicitação ao Executivo estadual para que nomeie os nossos concursados da Sefaz”, disse.

O vice-presidente do Legislativo, Marcelo Cabral (Cidadania), encerrou a discussão, lembrando o dever do parlamento de cobrar os reforços dos servidores que atendem à máquina pública. “Agradeço ao deputado Rarisson, à deputada Aurelina e ao deputado Marcos Jorge. Esta Casa tem feito uma importante cobrança ao Executivo para que chame os concursados. Temos que fazer isso, sabemos do dever e obrigação da Sefaz, que é para gerar, arrecadar e orientar de uma forma correta os empresários”, concluiu.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Eduardo Andrade e Marley Lima