A Secretaria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu, nesta quarta-feira (14), uma ação preventiva sobre violência doméstica e familiar na Escola Estadual Senador Hélio Campos, no bairro Dr. Sílvio Leite. A atividade faz parte do “Agosto Lilás”, campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Para uma plateia de 70 alunos do ensino médio, servidores do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e Centro Reflexivo Reconstruir, ambos vinculados à secretaria da ALE-RR, foram abordados os tipos de violência doméstica e familiar, tópicos da Lei Maria da Penha e o ‘violentômetro’, recurso que mostra o grau de agressão sofrido pela mulher por meio das cores amarela, laranja e vermelha.
De forma inédita, a ação na escola também contou com a palestra de estudantes para falar sobre a campanha Agosto Lilás, o que facilita o compartilhamento dessa informação entre os jovens. A aluna Lethicia Lima foi umas das palestrantes e ressaltou o caráter educativo da ação.
“Aprender sobre esse assunto desde jovem é fundamental, pois muitos já estão entrando em relacionamentos. É importante que entendam, tanto homens quanto mulheres, que a violência não deve ser normalizada, mesmo que tenham crescido em lares onde isso ocorre. Ter essa consciência ajuda a evitar que sigam essas influências e entrem em relacionamentos tóxicos”, afirmou a estudante do segundo ano do ensino médio.
Para subsidiar a apresentação, três alunos visitaram anteriormente a sede da Secretaria da Mulher. A aluna Fernanda Negreiros, uma das visitantes, contou como se surpreendeu ao saber dos serviços ofertados pelo órgão da ALE-RR.
“Como mulher, percebi que não estava buscando informações sobre os meus próprios direitos, algo que eu deveria conhecer muito melhor. Foi uma experiência nova e positiva, pois aprendi coisas que podem me permitir ajudar, no futuro, amigas, irmãs ou familiares”, declarou Fernanda.
A orientadora educacional Janira D’Avila é a responsável pelo projeto que envolveu a visita de alunos ao Chame. A professora destacou que o intuito é formar, desde cedo, adultos conscientes para o enfrentamento da violência contra a mulher.
“É fundamental promover a cultura de paz nas escolas, por isso, abordamos a questão da violência contra a mulher para os adolescentes, que estão prestes a entrar na vida adulta. É importante que eles desenvolvam consciência sobre o tema e saibam como agir, tanto para apoiar as vítimas quanto para evitar que os agressores repitam esses comportamentos.”
A advogada do Chame, Rayssa Veras, acompanhou toda a ação e salientou o aspecto multidisciplinar dos programas realizados pela Secretaria Especial da Mulher da Casa Legislativa.
“A secretaria promove palestras nas escolas há mais de um ano para prevenir que jovens se tornem vítimas ou agressores. Em um ambiente multidisciplinar, são abordadas as consequências psicológicas da violência, formas de romper o ciclo de abusos e os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha, destacando as diversas formas de violência, além da física, como moral, psicológica, patrimonial e sexual”, informou Rayssa.
Atendimento Chame e Centro Reflexivo Reconstruir
O Chame atende, acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência no contexto familiar, por meio de uma equipe multidisciplinar composta de psicóloga, advogada e assistente social.
O Centro Reflexivo Reconstruir também oferece esses serviços, porém é destinado aos autores de violência doméstica. A equipe do programa faz encontros para tratar sobre temas sensíveis a exemplo de depressão, estresse e agressividade, álcool e drogas, valores familiares e Lei Maria da Penha (nº 11.340/06).
Os dois programas da ALE-RR estão disponíveis à população na sede da Secretaria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, 1.470, bairro Aparecida. Já os moradores de Rorainópolis e adjacências, podem buscar apoio no núcleo no novo prédio do programa especial da ALE-RR, na Avenida Dra. Yandara, nº 3.058, no Centro. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Além disso, há o ZapChame pelo número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Nonato Sousa
SupCom ALE-RR