CASO UNIMED
Procon Assembleia solicita novas informações após empresa transferir serviços para Hospital Lotty Íris

O Procon Assembleia emitiu, nesta segunda-feira (13), novo pedido de esclarecimentos à Unimed Fama após a unidade informar que transferiu os serviços para o Hospital Lotty Íris, em Boa Vista. O prazo de resposta é de cinco dias úteis.

A empresa fechou as portas de forma inesperada em 18 de julho e deixou diversos pacientes desassistidos e sem respostas sobre o andamento de atendimentos marcados e contratos.

Procon solicitou novas informações da Unimed – Foto: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Com isso, o Procon Assembleia tem atuado para garantir o direito do consumidor que se sentir prejudicado com a situação. O diretor do órgão fiscalizador, Aldo Carvalho, explicou que solicitou novas informações, pois o convênio da Unimed com o Hospital Lotty Íris despertou dúvidas em clientes.

Aldo Carvalho, diretor do Procon Assembleia, reforçou que órgão segue orientado clientes que se sentiram prejudicados – Foto: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Precisamos esclarecer de que forma os clientes podem ser atendidos no hospital, quais procedimentos podem fazer e como o consumidor pode buscar por esses serviços, o que fazer em casos de urgências e emergências, entre outros questionamentos”, disse.

Como resultado, Aldo destacou que espera um retorno dentro do prazo para que as respostas sejam informadas aos clientes. Caso algum consumidor necessite buscar informações acerca da situação da Unimed, basta procurar o Procon Assembleia.

A instituição está localizada na Avenida Ataíde Teive, nº 3.510, no bairro Buritis, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem interrupção para almoço.

Além disso, atende por meio do WhatsApp (95) 98401-9465 ou o site da Assembleia Legislativa (https://al.rr.leg.br/procon/), onde é possível se cadastrar e enviar reclamações diretamente.

Em busca de solução

Entre as clientes da Unimed Fama, está Tuanny Carvalho, que foi “pega de surpresa” com o anúncio do fechamento da empresa. Ela paga o plano de saúde e teme ser prejudicada com a situação.

Tuanny Carvalho foi uma das clientes que prejudicadas com fechamento da Unimed – Foto: Arquivo pessoal

“Ligamos para a central de atendimento e simplesmente falaram que se nós precisássemos de um hospital, de emergência ou urgência, poderíamos ir até uma unidade mais próxima. Mas quando fomos verificar, a unidade mais próxima está em Manaus, então como vou me locomover até lá com rapidez em um caso sério?”, questionou a mulher.

Ela ainda relatou que notou que os serviços da unidade estavam decaindo e que em muitas situações precisou recorrer a outros hospitais particulares porque não havia profissionais na Unimed para fazer os atendimentos.

“Está sendo tudo muito complicado porque um belo dia a Unimed soltou uma nota dizendo que estaria fechando as portas, sem nem sequer um comunicado prévio. Não informaram nada pra ninguém, por nenhum meio de comunicação”, desabafou.

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Marley Lima