Durante fala na tribuna em sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), desta quinta-feira (15), o deputado estadual Marcos Jorge (Republicanos) parabenizou e destacou os benefícios do Projeto de Lei (PL) n⁰ 397/2024, aprovado pela Câmara dos Deputados, que prorroga em 48 meses o pagamento de financiamentos rurais.
O PL, que prevê a prorrogação do pagamento de financiamentos relacionados a operações de crédito rural nos municípios em que tenha sido declarado estado de calamidade ou situação de emergência, é de autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos). No momento, a proposição aguarda sanção presidencial.
“Debatemos largamente aqui a necessidade de darmos um fôlego para todos os produtores rurais que sofreram muito com a situação climática no Estado. Primeiro, com a grande seca, depois com as cheias e as pragas, e ainda estamos vendo gado morrendo, plantação e outros prejuízos também para todos os produtores rurais”, disse o parlamentar.
O PL atende produtores rurais que tenham parcelas vencidas e vincendas das operações de crédito rural contratadas de 2022 a 2024 em 14 instituições financeiras listadas no documento.
O deputado destacou que vem de uma família de produtores rurais e, por vivência, sabe das demandas e dificuldades dessa classe, bem como da necessidade de políticas públicas para atender a esses trabalhadores que são fundamentais para o desenvolvimento econômico da nação.
“Portanto, eu não poderia deixar de trazer aqui o meu cumprimento ao senador, por sua preocupação com os nossos produtores rurais do Estado, que se estende a todo o país. Recentemente, vimos o quanto o Rio Grande do Sul sofreu com as fortes enchentes que assolaram a população daquele estado”, acrescentou.
A deputada Aurelina Medeiros (PP) também parabenizou a aprovação do PL e exemplificou como as mudanças climáticas neste ano prejudicaram os trabalhadores rurais.
“Conheci um senhor que perdeu 250 cabeças de gado, deve ao banco e não tem com o que pagar uma multa da Aderr [Agência de Defesa Agropecuária de Roraima]. Essa era nossa luta e o nosso anseio. Nós que andamos pelo interior e que conhecemos essa realidade do produtor, temos a impressão de que teremos problemas seríssimos de estiagem pelos próximos dias”, afirmou.
O deputado Marcos Jorge frisou que é importante manter a população informada para que possa se planejar em relação a investimentos e não tenha prejuízos.
“Teremos dificuldade com relação a alguns produtos, como cimento, que não se pode guardar por muito tempo. Com certeza, vai ficar mais caro. Então, quem for construir, pode se antecipar e fazer um planejamento, porque a partir do momento em que o rio baixa, as balsas não conseguem navegar e o cimento vai ter que vir por outras vias, o que torna o transporte mais caro”, aconselhou.
Texto: Bruna Cássia
Fotos: Alfredo Maia/ Marley Lima
SupCom ALE-RR