Interação social e autonomia são os principais objetivos da atividade – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR
A sede do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), se transformou em um cinema nesta terça-feira (29). Isso para que beneficiários do programa da Casa Legislativa pudessem ter mais uma atividade do grupo de habilidades sociais e emocionais, bem como desfrutar de um momento de lazer com amigos e família.
A segunda edição da sessão de cinema especial simulou algumas etapas daqueles que curtem assistir a um bom filme. Para tanto, cada beneficiário do Teamarr recebeu uma quantia fictícia de dinheiro para comprar os ingressos, pipoca, refrigerante e doces: tudo para acompanhar a exibição do “O Rei Leão”, animação clássica da década de 1990.
A psicopedagoga Ana Lídia Mendanha foi uma das idealizadoras da atividade e contou como as pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA) são auxiliados nas interações sociais propostas pela ação.
“Eles vão trabalhar várias habilidades importantes, como sociais, acadêmicas e, principalmente, a autonomia. Por isso, vamos proporcionar uma experiência de cinema completa, pois eles recebem um valor em dinheiro, vão até a bilheteria para comprar os ingressos, escolher as guloseimas que quiserem e depois voltar para a sala, onde vão aguardar pacientemente o início do filme. É um jeito divertido de aprender sobre decisões, convivência e, claro, aproveitar um bom filme”, disse a servidora da ALE-RR.
A servidora pública Raiany Marques aproveitou a oportunidade para levar o filho, Heitor Gabriel, de seis anos, ao cinema do Teamarr. Ela ressaltou a importância dessas ações para o desenvolvimento do filho, destacando que experiências como essa são essenciais para evolução do menino.
“O Heitor já tinha feito terapia antes, mas nada se compara ao que está vivendo agora. Para nós dois, é uma experiência nova e muito diferente. Acredito que vai contribuir bastante para o desenvolvimento dele, tanto no convívio com outras crianças quanto em habilidades como paciência e organização com o dinheiro. Ele ainda não tem muita noção dessas coisas, então acho que vai ser uma experiência incrível e muito enriquecedora”, disse a Raiany.
O motoboy Eronilson Macêdo também levou o Lucas Timóteo para sessão de cinema e considerou a ação um bom momento afetivo para ter com o filho. “Trazer o Lucas para o cinema é sempre especial. Ele adora essas atividades e, principalmente, a interação com outras crianças. Ele sempre comenta como gosta de eventos assim. Então, o cinema, além de divertido, ajuda no desenvolvimento dele, sabe?”, comentou.
A atividade da sessão especial de cinema iniciou com o grupo de 17 adolescentes atendidos pelo Teamarr e seguirá até sexta-feira (1º), em que será abrangido outras faixas etárias do programa.
Grupo de Habilidades Sociais e Emocionais
Uma das grandes dificuldades dos autistas é desenvolver interações com outras pessoas. Por isso, o Teamarr criou o grupo de habilidades sociais e emocionais com o intuito de realizar terapias e atividades divertidas com o intuito de aprimorar essas habilidades.
Além da sessão de cinema, crianças, adolescentes e familiares atendidos pelo programa da ALE-RR realizaram diversas atividades ao ar livre, a exemplo de passeios em praças públicas, bosques e até mesmo um city tour pelo centro histórico de Boa Vista, atividade que levou conhecimento e diversão para os beneficiários.
“Dentro das habilidades sociais, nós trabalhamos os passeios, as rodas de conversa, cinema e jogos. São muitas atividades que a gente trabalha e agora estamos caminhando para atividades novas do final do ano”, revelou a servidora da ALE-RR Ana Lídia Mendanha.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR