Pular para o conteúdo

CENTRO DE ACOLHIMENTO AO AUTISTA
TEAMARR retorna com novas metas e reforça projetos inclusivos em Roraima

Centro de Acolhimento ao Autista retorna às atividades neste início de ano.

O Centro de Acolhimento ao Autista – TEAMARR retomou suas atividades nesta terça-feira (28), após o período de recesso, com uma manhã repleta de atividades na sede em Boa Vista. Vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário (PAC) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o espaço atende cerca de 540 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo terapias e acompanhamento profissional especializado.

Neste ano, o TEAMARR ampliará seus serviços, beneficiando ainda mais famílias da capital. A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do PAC, destacou a continuidade dos projetos iniciados em 2024, como o Turistea, iniciativa pioneira que capacita profissionais do turismo para atender pessoas com TEA.

Deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário falou da ampliação dos atendimentos.

“Nossa expectativa é a melhor possível. O Turistea foi um marco no turismo e na vida das crianças que puderam conhecer pontos turísticos de Boa Vista. Em 2025, além de continuar o projeto, vamos inaugurar uma nova sede no bairro Jardim Olímpico, facilitando o acesso da população da Zona Oeste aos nossos serviços”, afirmou a parlamentar.

Além das terapias, o TEAMARR promove a capacitação de pais e responsáveis, fortalecendo o suporte integral às famílias. A diretora administrativa do centro, Caroline Martins, ressaltou a importância dessas iniciativas.

Caroline Martins diretora administrativa do Teamarr

“O objetivo é instruir ainda mais os pais e conscientizar a população sobre o autismo. Em 2025, teremos novamente o Concurso de Redação, incentivando reflexões sobre o tema entre estudantes e a comunidade”, explicou Caroline.

O impacto do atendimento no TEAMARR é evidente na melhoria da qualidade de vida de crianças com TEA, como o pequeno Henry Lucca, de cinco anos. Há um ano no programa, Henry apresentou avanços significativos no desenvolvimento de habilidades e interação social.

Henry Lucca e seu pai. O menino de cinco anos é uma das crianças atendidas no Teamarr

“Nós estamos muito felizes com o retorno das terapias. Antes, tínhamos dificuldade para interagir com ele, mas, com as sessões de ABA e acompanhamento fonoaudiológico, ele já começou a falar”, comemorou Henrique de Lima, pai de Henry.

Para se cadastrar no TEAMARR, os responsáveis devem comparecer à sede, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco, Boa Vista. É necessário apresentar RG e CPF do paciente, além de laudo ou relatório clínico que indique a necessidade de investigação. Os atendimentos são agendados conforme disponibilidade de vagas.

 

Texto: Bruna Gomes

Foto: Alfredo Maia

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas