Pular para o conteúdo

CAPACITAÇÃO EM DIREITOS INFANTOJUVENIS
CCJuv Buritis treina servidores para acolhimento de alunos vítimas de violência

As capacitações integram uma série de palestras que se iniciaram no dia 21 deste mês. – Marley Lima/SupCom ALE-RR

Instrutores e servidores do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), polo Buritis, participaram nesta quarta-feira (29) de uma capacitação sobre acolhimento e assédio com foco no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A formação foi ministrada pela advogada Natália Paiva, que destacou os principais pontos da legislação e a importância da proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes.

A advogada Natália Paiva foi a responsável pela capacitação desta quarta-feira (29). – Marley Lima/SupCom ALE-RR

A advogada ressaltou que profissionais que lidam diretamente com esse público devem estar sempre preparados para identificar sinais de vulnerabilidade. “O professor ou servidor tem contato direto com os alunos e pode perceber quando há algo errado. É um dever de todos protegê-los, e isso exige conhecimento e orientação constante”, afirmou.

Além das questões jurídicas, os servidores receberam treinamento sobre acolhimento de possíveis vítimas de assédio, abuso ou bullying. O foco foi reforçar a confiança no adulto que pratica a escuta e garantir que a abordagem seja sensível e respeitosa. “Esse acolhimento deve ser feito com muito cuidado para que a vítima não se sinta culpada nem tenha sua dor minimizada”, explicou a advogada.

Ela também orientou sobre os procedimentos a serem seguidos ao identificar casos de violência contra crianças e adolescentes. “O professor ou a coordenação devem acionar, primeiramente, o Conselho Tutelar. Se necessário, o caso pode ser encaminhado à Delegacia de Defesa da Infância e Juventude (DDIJ). Omissão ou negligência nesses casos são inadmissíveis”, alertou.

Preparação para a realidade escolar

‘Esse tema sempre nos ajuda, seja dentro ou fora da sala de aula’, avaliou Brian Alencar, professor de futebol. – Marley Lima/SupCom ALE-RR

Para Brian Alencar, professor de futebol há quatro anos no CCJuv Buritis, a capacitação trouxe reflexões essenciais. “Esse conhecimento nos ajuda tanto dentro quanto fora da sala de aula. Precisamos estar preparados para agir corretamente e orientar os alunos da melhor forma possível”, avaliou.

 

 

 

 

‘Além de proporcionar um ambiente tranquilo para elas, temos que acolhê-las’, ressaltou a instrutora de ginástica rítmica Adrilane Trindade. – Marley Lima/SupCom ALE-RR

A instrutora de ginástica rítmica Adrilane Trindade também destacou a importância da formação. “Trabalhamos diretamente com crianças e, muitas vezes, não percebemos situações delicadas. Como mães, também queremos saber quem cuida dos nossos filhos, então essa capacitação nos ajuda a proporcionar um ambiente seguro para eles”, ressaltou.

 

 

 

 

Expansão das capacitações

As formações continuarão no dia 30, no Polo SHC, e no dia 3 de fevereiro, no Polo Pedra Pintada. A iniciativa faz parte de uma série de treinamentos iniciados em 21 de janeiro. Anteriormente, foram incluídos temas como saúde mental, primeiros socorros e técnicas de desengasgo, bem como orientações sobre a Lei Lucas (nº 13.722/2020, que exigem treinamento em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas).

 Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas