Servidores acompanham palestra de encerramento do ciclo de capacitações, ministrada pelo psicólogo André Lamano – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR
O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), encerrou nesta sexta-feira (7) um ciclo de palestras e oficinas para servidores e colaboradores, organizado pela Superintendência de Programas Especiais (SPE).
Na palestra de encerramento, ministrada pelo psicólogo André Lamano, os participantes tiveram acesso a técnicas e conhecimentos sobre planejamento e organização do trabalho.

“Nosso papel hoje é justamente ter uma dinâmica para que se aprenda e/ou refinem ainda mais a questão de planejar e executar suas tarefas, porque todos nós precisamos ter bem claro quais são os nossos objetivos, não somente profissionais, mas também pessoais”, explicou Lamano.
O psicólogo salientou ainda a importância de estabelecer metas claras. “Certa vez, vi a seguinte frase: ‘Quando você não tem um objetivo, quando você não tem direção, qualquer caminho serve, mas nem todo caminho vai te conduzir ao sucesso’. Queremos ter sucesso na vida, e, para isso, o principal é justamente planejar, organizar e executar aquilo que foi planejado”, disse.
Novas perspectivas
O ciclo de palestras tem proporcionado novas perspectivas para os servidores. Segundo Marília Mesquita, que atua no programa Fiscaliza, as reflexões propostas pelos encontros ajudaram a repensar seus hábitos e promover mudanças.

“Percebi que, muitas vezes, vivemos no automático: acordamos, trabalhamos, pagamos contas e dormimos. Mas, se queremos transformações, precisamos mudar nossas atitudes para que os resultados venham com o tempo. Cuidar da nossa mente é fundamental para atender bem a população. Se o servidor está bem, ele presta um atendimento mais eficiente e digno”, destacou.

O diretor administrativo do CCJuv, Márcio Vieira, também ressaltou os resultados positivos do programa desde sua implantação. “As palestras são ministradas por professores capacitados e têm o objetivo de aprimorar nosso trabalho. Aqui lidamos com crianças, jovens e adultos, e o conhecimento adquirido contribui diretamente para a qualidade dos serviços que oferecemos”, explicou.
Mais palestras
O ciclo de palestras e oficinas faz parte de um programa mais amplo que vem sendo desenvolvido desde 13 de janeiro. Além de planejamento e organização, os servidores receberam orientações sobre a Lei Lucas (nº 13.722/2022), que determina que professores e funcionários de escolas públicas e privadas devem ser treinados em primeiros socorros.
O programa também abordou temas como saúde mental, conceitos básicos de primeiros socorros, técnicas de desengasgo, protocolos de acolhimento em casos de assédio (incluindo aspectos legais e psicológicos), trabalho em equipe, violência infantil, acolhimento qualificado às vítimas, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e combate ao bullying.
Novas capacitações já estão sendo planejadas neste semestre, visando abranger ainda mais servidores e expandir os temas abordados. “Estamos nos organizando para começar, agora em março, mais palestras para adequação e planejamento dos trabalhos dentro da CCJuv”, adiantou Vieira.
Texto: Suellen Gurgel
Fotos: Nonato Sousa
SupCom ALE-RR