Pular para o conteúdo

APROVADO NA ALE-RR
Jurados do Tribunal terão isenção em concursos públicos

Na sessão ordinária desta terça-feira (3), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou o Projeto de Lei nº 320/2023, de autoria do deputado Neto Loureiro (PMB), que garante isenção no pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos para cidadãos que atuaram como jurados no Tribunal do Júri.

O objetivo da proposta é reconhecer e valorizar a contribuição dos jurados, que exercem papel fundamental na administração da Justiça. Ao assegurar a isenção, o projeto concede um benefício justo a quem atendeu ao chamado do dever cívico, compondo o Conselho de Sentença.

Durante a defesa da matéria, o autor destacou que a iniciativa reforça o reconhecimento público da importância dos jurados e complementa outros direitos já previstos no ordenamento jurídico, como preferência em licitações, provimento de cargos públicos e em casos de promoção funcional ou remoção voluntária — conforme o artigo 440 do Código de Processo Penal.

Deputado Neto Loureiro é o autor da proposta

“A aprovação dessa proposta é uma forma de valorizar os cidadãos que colaboram diretamente com o sistema judiciário. É um gesto simples, mas de grande significado, em reconhecimento à sua atuação”, afirmou o deputado Neto Loureiro.

Com a aprovação em plenário, o projeto segue para sanção ou veto governamental.

 

 

 

 

Texto: Bárbara Carvalho

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas