A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, nesta terça-feira (10), três moções: duas de apoio e uma de repúdio.
A Moção de Apoio nº 014/2025, apresentada pelo deputado Claudio Cirurgião (União), é dedicada aos profissionais de saúde do Hospital Geral de Roraima (HGR). De acordo com o parlamentar, no dia 2 de junho, um capitão da Polícia Militar proferiu ofensas verbais contra funcionários da unidade de saúde e os ameaçou. A Moção de Repúdio nº 015/2025, também protocolada por Claudio Cirurgião, é justamente contra o militar.
O deputado mencionou que é preciso reconhecer a importância dos profissionais para a manutenção da saúde pública, sendo necessário garantir condições dignas de trabalho, com segurança e respeito a todos que atuam na linha de frente do atendimento à população. Para ele, o comportamento do militar é incompatível com os princípios que regem a administração pública e a atuação de membros das forças de segurança, ferindo os valores do respeito, legalidade e ética profissional.
“Trata-se de um agente da segurança pública que não estava de serviço, mas estava armado dentro de um hospital, ameaçando maqueiros, enfermeiros, médicos, e isso vem se tornando cada vez mais recorrente. Isso não macula, não mancha a história da PM, que sempre foi parceira da saúde. As unidades estão lotadas, principalmente por causa da propagação do vírus da influenza, e o servidor público não pode ser responsabilizado pela falta de leitos, medicamentos e dificuldade de acesso à saúde. Nós, deputados, estamos fazendo nossa parte. Mas é deplorável uma pessoa que é servidor público, que deve proteger nossa sociedade, entrar armado num hospital, sob a desculpa de que é segurança de uma autoridade, querer priorizar o atendimento de alguém, fazendo isso em tom de ameaça”, criticou.
Claudio Cirurgião pediu ainda que as autoridades competentes possam apurar rigorosamente os fatos e adotar as medidas cabíveis para que episódios como este não se repitam, “preservando o respeito e a integridade dos profissionais de saúde e a confiança da população nas instituições públicas”. “Meu repúdio é para preservar a integridade dos servidores da saúde”, enfatizou.
Combate às drogas
Os deputados deram aval à Moção de Apoio nº 013/2025, de autoria de Éder Lourinho (PSD), em alusão ao “Junho Branco”, mês de enfrentamento das drogas. “Queremos alertar para a saúde mental e desejar um mês de conscientização, paz e harmonia”, destacou Lourinho.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Se deseja ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público.
Texto: Josué Ferreira
Fotos: SupCom ALE-RR
SupCom ALERR