Durante a sessão ordinária desta terça-feira (24), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, por maioria de votos, três Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) que concedem honrarias a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado.
O PDL nº 28/2025, de autoria do deputado Marcos Jorge (Republicanos), concede o Título de Cidadão Benemérito do Estado de Roraima ao ex-presidente Michel Temer. O projeto foi aprovado com 19 votos favoráveis.
Segundo o parlamentar, a homenagem reconhece a atuação de Temer em momentos difíceis para Roraima, como a implantação da Operação Acolhida e a intervenção federal que permitiu a regularização dos salários dos servidores. “Foi um período em que o Estado estava paralisado. O apoio do então presidente foi essencial para garantir o pagamento de salários e a estabilidade das instituições públicas”, ressaltou Jorge.
Outro título de Cidadão Benemérito foi concedido por meio do PDL nº 100/2023, de autoria do deputado Armando Neto (PL). O homenageado é Emmanuel de Oliveira Novaes, piloto que ao longo dos anos realizou missões de apoio logístico aos pelotões de fronteira, transporte de suprimentos e atendimento a comunidades indígenas em regiões remotas de Roraima. O projeto foi aprovado com 16 votos favoráveis.
Também foi aprovada, com 16 votos, a concessão da Comenda Orgulho de Roraima ao professor de Jiu-Jitsu e agente de polícia Elton Castro Rodrigues, proposta apresentada no PDL nº 24/2025, de autoria da deputada Catarina Guerra (União). Faixa preta 4º grau com quase 30 anos de dedicação à arte marcial, Elton foi reconhecido por sua atuação como instrutor de defesa pessoal da Polícia Civil e por representar Roraima em competições nacionais e internacionais.
Moção de Pesar
De maneira simbólica, os parlamentares aprovaram ainda a Moção de Pesar nº 22/2025, de autoria da deputada Aurelina Medeiros (Progressistas), pela morte da diretora-Geral do Sinter (Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Roraima), Josefa Matos, ocorrido em 12 de junho deste ano, por insuficiência cardíaca.
Inspiração
Ainda na sessão desta terça-feira (24), o Plenário aprovou a efetivação de uma sessão especial intitulada “Mulheres que Inspiram”, no município de Normandia, cerca de 180 quilômetros da Capital, a ocorrer no dia 8 de agosto, a partir das 19h, na Câmara Municipal. O Requerimento nº 72 foi apresentado pela deputada Joilma Teodora (Podemos).
Flickr
Os registros fotográficos da sessão ordinária estão no Flickr da Assembleia Legislativa, que pode ser acessado por meio do link: https://www.flickr.com/photos/
Texto: Anderson Caldas
Foto: Jader Souza / Marley Lima
SupCom ALE-RR