Durante a sessão desta terça-feira (24), a Assembleia Legislativa de Roraima aprovou, por 18 votos, a criação da campanha “Julho Dourado”, dedicada à saúde de animais de ruas e de animais domésticos. O intuito é refletir como a saúde animal está diretamente ligada à saúde pública. A proposta segue para sanção governamental.
O Projeto de Lei nº 185/2023, de autoria do deputado Chico Mozart (Progressistas), busca promover qualidade de vida a todos os animais. Para isso, podem ser desenvolvidas palestras, seminários e ações de mobilização da sociedade para medidas de prevenção de doenças e como os animais devem ser tratados.
Também faz parte do escopo da proposta incentivar a doação de animais abandonados e a união de esforços entre a sociedade civil, órgãos públicos e instituições privadas.
“Os animais precisam de cuidados para ter qualidade de vida e ter seu bem-estar garantido, ou seja, necessitam de uma guarda responsável. Isso inclui as cinco liberdades do bem-estar animal: ser livre de fome e sede, livre de dor e doenças, livre de desconforto, ou seja, em um ambiente com abrigo e adequado a sua espécie, livre de medo e estresse e liberdade para expressar seu comportamento natural”, defendeu o parlamentar.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Se deseja ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.
Texto: Josué Ferreira
Fotos: Jader Souza / Eduardo Andrade
SupCom ALERR