Cerca de 30 estudantes do 9º ano da Escola Estadual Diva Lima visitaram as instalações da ALE-RR. – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR
Estudantes do 9º ano da Escola Estadual Diva Lima visitaram as instalações da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), nesta terça-feira (24). Durante o passeio guiado, os alunos conheceram o espaço cultural Maria Luíza Vieira Campos, a Superintendência de Comunicação da Casa, os estúdios da TV e Rádio Assembleia, e o plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.
A visita foi conduzida pela gerente de Relações Institucionais, Gabriela Vital, que detalhou aos alunos sobre o funcionamento de cada setor conhecido e a proximidade do Legislativo com a população, principalmente pela transparência e “abertura de portas” para que os jovens conheçam de perto, e desde cedo, o processo político e o funcionalismo público.

“Mostramos as atividades da Assembleia Legislativa, a importância de eles conhecerem todo o processo [Legislativo] e, de bônus, os projetos sociais e a comunicação da Casa, verem como são os bastidores. É importante que, desde cedo, eles tenham consciência política e que ela perdure durante toda a juventude”, frisou.
A estudante Hannah Santos, de 14 anos, falou da experiência, pois foi a primeira vez na sede do Parlamento Estadual. “Muito gratificante. Aprendemos bastante sobre o funcionamento de alguns departamentos e esclarecemos algumas dúvidas. Gostei muito de conhecer a parte dos estúdios, onde são gravados os programas. Foi muito interessante vermos como são transmitidos os conteúdos que são produzidos aqui”, declarou a jovem.
Para Gustavo Brandão, de 14 anos, chamou a atenção os bastidores da Rádio e TV Assembleia. “Por descobrir como são as coisas por trás das telas, também como são produzidas as informações aqui dentro porque eu já sigo a Assembleia [Legislativa] pelas redes sociais. É sempre bom aprendermos mais sobre o nosso Estado”, disse.
A professora de língua portuguesa da turma, Vagna Gomes, explicou que a Escola costuma realizar com os alunos atividades não formais de educação, que incluem visitas como a desta terça-feira.
“Em conversa com a diretora da escola, foi sugerido por ela fazermos esse passeio com eles, visto que é a Casa do Povo e, alguns, ainda não possuem essa consciência sobre o serviço público. Então, para eles, foi importante saber mais, enquanto futuros eleitores e, quem sabe, futuros deputados”, pontuou.
Agendamentos
Para agendar uma visita guiada na Casa Legislativa, os estabelecimentos de ensino e demais entidades interessadas devem enviar um e-mail para comunicacaoale@gmail.com, com detalhes sobre a quantidade de alunos/visitantes e a proposta/motivação da iniciativa.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Nonato Sousa
SupCom ALE-RR