O ouvidor-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Isamar Júnior (Podemos), e o diretor executivo do órgão, Manoel Batista, participam no período de 25 a 27 de junho do I Seminário Nacional de Ouvidorias Públicas de 2025, em Belo Horizonte (MG).
Com o tema “Ouvidoria Contemporânea”, o encontro realizado pela Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv), tem o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e é promovido em parceria com o Sistema Nacional de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (SisOuv), a Receita Federal e o Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG).
O objetivo do evento é fortalecer o papel estratégico das Ouvidorias na administração pública atual. O deputado Isamar Júnior destacou que, um dos compromissos da Ouvidoria-Geral, é se manter atualizada para melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados.
“A Ouvidoria é o canal de comunicação entre o cidadão e o poder público. Então, é de suma importância adquirirmos conhecimento, trocando experiencia com outras Ouvidorias, bem como sugerir, adaptar e buscar soluções eficazes para melhorar a execução dos nossos serviços, e, quem ganhará com isso será a população”, ressaltou o parlamentar.
O diretor Manuel Batista falou sobre as expectativas do evento. Ao todo, os servidores participarão de sete palestras que tratam sobre o fortalecimento da rede nacional de Ouvidorias; integração com outros órgãos; gestão; comunicação estratégica; tratamento de denúncias; proteção aos denunciantes e Inteligência artificial.
“Estamos com as melhores expectativas para aprimorarmos nossas boas práticas como Ouvidoria que aproxima a população roraimense do poder público. No decorrer do evento, teremos, também, a oportunidade de compartilhar experiências com outras instituições e ouvidores, aperfeiçoando, assim, nossas ações e projetos já desenvolvidos pelo nosso órgão em Roraima”, destacou Batista.
A programação conta com palestras de especialistas, painéis temáticos, oficinas técnicas voltadas à qualificação de profissionais da área, troca de experiências e disseminação de boas práticas. O formato presencial do seminário busca estimular a interação entre os participantes e o alinhamento de objetivos comuns entre as ouvidorias públicas do país.
Entre os temas abordados estarão, ainda, inovação digital, escuta ativa, proteção de dados, diversidade e mediação de conflitos. O evento deverá contribuir diretamente para o aprimoramento da gestão pública e o fortalecimento do controle social.
Texto: Suzanne Oliveira
SupCom ALE-RR