Pular para o conteúdo

‘SENTE, CUIDA E FAZ’
Procon Assembleia: uma resolução para cada conflito

Ruth conseguiu reembolso após intervenção do Procon Assembleia – SupCom ALERR

Ruth Barros viu um dos momentos mais importantes da vida dela passar por momentos de tensão. Ela havia alugado um vestido para a formatura, porém, devido à mudança de cor, precisava trocar a vestimenta. O problema foi que a loja não atendeu ao pedido e afirmou que não realizava o reembolso. Um dia antes da cerimônia, Ruth seguia apreensiva e sem uma solução definitiva em relação à empresa.

“A formatura era um momento muito especial para mim. Por isso, procurei três vezes a loja e não tive o retorno esperado. Acionei o Procon Assembleia através do WhatsApp e, de imediato, fui respondida. No mesmo dia tive a resposta e meu problema foi resolvido. Imaginei que seria mais complicado, mas fiquei muito feliz. Não troquei o vestido, mas consegui meu dinheiro de volta. Minha raiva passou e a festa foi ótima”, lembra Ruth.

Esta reportagem faz parte da campanha “Sente, Cuida e Faz”, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) que traduz seu papel humanizado e transformador na vida das pessoas por meio de leis e programas sociais. O conceito resume a forma como a Casa tem atuado nos últimos anos: sentir as necessidades da população por meio da escuta ativa, cuidar da sociedade por meio de programas sociais e fazer a diferença na vida das pessoas com ações concretas e resultados visíveis.

A Assembleia Legislativa conta atualmente com 10 programas permanentes: Centro de Convivência da Juventude (CCJuv); Escola do Legislativo (Escolegis); Secretaria Especial da Mulher, onde estão inseridos o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e o Centro Reflexivo Reconstruir; Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania; Programa Fiscaliza; Procon Assembleia; Centro de Apoio aos Municípios (CAM); Programa de Atendimento Comunitário com o Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr; Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem); e Programa de Bem-Estar Animal.

Atuação e resolução de conflitos

O Procon Assembleia, órgão de defesa do consumidor da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), tem mais de 13 anos de atuação na resolução de conflitos entre consumidores e empresas. O objetivo do setor é justamente evitar que as demandas sejam judicializadas, entendendo o que houve entre quem comprou e quem vendeu, na busca por um bom acordo para ambas as partes.

Além dos atendimentos virtuais e presenciais, as equipes visitam lojas, tiram dúvidas dos empresários, realizam palestras, fazem panfletagem para explicar os direitos dos consumidores, e levantamento de preços para orientar a população durante as compras em datas comemorativas. Para acionar o WhatsApp do Procon Assembleia, basta mandar mensagem para o número (95) 98401-9465.

Presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio – SupCom ALERR

“Às vezes, são demandas simples que, quando resolvidas, melhoram a vida daquelas pessoas. Nosso objetivo é justamente criar um caminho mais prático e ágil, por meio do qual os consumidores consigam solucionar algum tipo de conflito. As visitas aos empresários também servem para aprimorar a política de troca, o que está ou não previsto em lei, para fortalecer a relação com o consumidor e, consequentemente, aquecer nossa economia, o que é importantíssimo para o desenvolvimento do Estado”, destacou o presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

Para se ter uma ideia da dimensão dos atendimentos realizados pelo órgão, somente de janeiro a outubro deste ano, foram cerca de 3,7 mil. Desses, 26% são referentes a serviços financeiros, seguidos de conflitos nas áreas de telefonia e comunicação (16%) e casos relacionados às empresas de serviços privados (13%). Também há demandas relacionadas aos serviços de água, luz, alimentos, educação, saúde, transporte, turismo e habitação. As equipes também orientam quase 900 consumidores, que buscam o Procon Assembleia para tirar dúvidas ou saber como proceder em determinados casos.

Presidente do órgão, deputada Tayla Peres – SupCom ALERR

“O Procon Assembleia tem cumprido seu papel de mediador de conflitos. Os números mostram que nosso trabalho tem dado certo, fortalecido a confiança tanto dos consumidores quanto dos empresários, o que é importante para o comércio e a economia local. O órgão segue de portas abertas e com atendimento on-line, para que o cidadão tenha sua demanda resolvida”, disse a presidente do Procon Assembleia, deputada Tayla Peres.

 

 

 

Atendimentos de excelência!

A Ruth, que abriu esta reportagem, lembra como foi atendida e elogiou a prestação do serviço. “Foi bom. Muitas vezes não conhecemos os nossos direitos e simplesmente aceitamos a situação. Digo, então, para quem tiver qualquer problema, que busque o Procon Assembleia, para que faça essa intermediação, porque o cliente, às vezes, não consegue resolver sozinho, como foi o meu caso”, disse.

Em Boa Vista, o Procon Assembleia funciona na Avenida Ataíde Teive, nº 3.510, bairro Buritis, zona Oeste da capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou na sala 308 do Fórum da Cidadania, do Tribunal de Justiça, no bairro Mecejana, das 8h às 13h. Visite a página do órgão.

Diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho – SupCom ALERR

“A gente sente qual é a necessidade e busca cuidar daquele consumidor, fazendo essa conciliação entre o fornecedor e o consumidor. A função social do Procon Assembleia é essa: sentir a necessidade, aplicar o Código de Defesa do Consumidor e resolver a questão. Temos um cuidado especial, ouvimos com atenção e explicamos os direitos. Então nossa atuação chega a todo o Estado, porque recebemos demandas de Boa Vista e do interior”, enaltece o diretor do órgão, Aldo Carvalho.

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

Texto: Josué Ferreira

Fotos: Eduardo Andrade/ Jader Souza/ Marley Lima

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas