
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), vem se consolidando como uma das principais referências do país na formulação e execução de políticas públicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Integrado ao Programa de Atendimento Comunitário, o Teamarr ampliou terapias, fortaleceu o acolhimento às famílias e desenvolveu iniciativas inovadoras, como o projeto Turistea, reconhecido nacionalmente por promover inclusão, cidadania e qualidade de vida.
A iniciativa tem transformado a vida de crianças, adolescentes e famílias atípicas em todo o estado. O ano de 2025 foi marcado por avanços importantes, como a ampliação de terapias, fortalecimento da capacitação familiar, reconhecimento nacional e consolidação de políticas públicas voltadas à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A presidente do Programa de Atendimento Comunitário, deputada Angela Águida Portella (Progressistas) destacou que 2025 foi um ano de grandes conquistas e avanços estruturantes.
“O ano de 2025 foi intenso, com muitas realizações. Fomos premiados nacionalmente por meio do Turistea, um projeto piloto e único no Brasil, que se tornou referência e pode ser copiado por outros estados, principalmente pela proposta de inclusão no turismo”, ressaltou.
Segundo a parlamentar, o Teamarr vai além do atendimento clínico ao promover cidadania, inclusão social e oportunidades de vivências para crianças e adolescentes.
“Nosso objetivo é dar oportunidades para que crianças e adolescentes possam conhecer não só as belezas do município, mas também do interior, vivenciando experiências que fortalecem a autonomia e a socialização”, afirmou.
A deputada ressaltou também a importância da capacitação oferecida às famílias.
“A capacitação dos pais é fundamental, porque garante continuidade ao trabalho feito no Teamarr. Queremos sempre ampliar esse suporte, dando segurança para que os pais saibam como atender seus filhos em casa”, frisou.
Ampliação dos serviços e novos projetos
Em 2025, o Teamarr ampliou a oferta de terapias e já projeta novos avanços para 2026. Entre as novidades anunciadas estão a implantação da equoterapia, a ampliação das aulas de natação, a inclusão de novas abordagens terapêuticas e o atendimento médico especializado.
“Vamos oferecer atendimento médico para laudar essas crianças, garantindo acesso a benefícios como o INSS. Além disso, estamos iniciando uma nova unidade no bairro Jardim Tropical, com mais acessibilidade e estrutura adequada”, informou Angela Portella.
Outro ponto importante citado por ela foi a ampliação do atendimento a jovens e adolescentes.
“Muitos se sentem excluídos, e aqui fazemos esse acolhimento, mostrando que eles podem, sim, estar inseridos na sociedade”, reforçou.
Turistea: inclusão que virou referência nacional

A coordenadora do projeto Turistea, psicoterapeuta Jane Lira, lembrou que a iniciativa consolidou uma nova política de turismo inclusivo voltada a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“O Turistea mostrou que é possível promover turismo com inclusão, respeitando as particularidades das crianças e adolescentes com TEA. Em 2025, conseguimos capacitar profissionais do setor turístico, realizar passeios inclusivos e garantir experiências seguras e acolhedoras para as famílias”, afirmou.
O projeto, desenvolvido pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), foi reconhecido nacionalmente ao conquistar o 2º lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2025, promovido pelo Ministério do Turismo, na categoria “Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo”.
Ao longo do ano, foram realizados oito passeios inclusivos em pontos turísticos da capital e do interior do estado, beneficiando mais de 200 pessoas entre crianças, adolescentes e familiares. Além disso, 53 profissionais do setor turístico participaram de capacitação presencial, fortalecendo Roraima como destino cada vez mais acessível e inclusivo.
O olhar de quem vive a transformação

Mãe do pequeno Rafael, atendido pelo Teamarr há um ano, a estudante Jairiana Damaceno relatou os desafios enfrentados até o acesso ao atendimento especializado e as mudanças percebidas no desenvolvimento do filho.
“Quando começamos a perceber alguns comportamentos, procuramos ajuda, mas não havia vagas. Tivemos que pagar para fechar o diagnóstico e, sem terapia, ele regrediu, principalmente na fala e na alimentação”, contou a mãe.
Após o início do acompanhamento no Teamarr, ela relatou que os avanços foram significativos.
“Hoje, ele melhorou muito na interação social, gosta de brincar, faz contato visual. Na alimentação, largou o leite e já come comida sólida. A fala também evoluiu, começou a falar mais palavrinhas, além da coordenação motora”, destacou.
Para Jairiana, o atendimento gratuito e especializado trouxe acolhimento e esperança.
“Quando a gente descobre o diagnóstico, fica desnorteada. Aqui a gente entende melhor, conversa com outras mães e se sente acolhida. O impacto é emocional e social, não só para a criança, mas para toda a família”, disse.
Sobre o Teamarr
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), criado em 2022 por meio da Resolução nº 002/2023, integra o Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima. A iniciativa acompanha, instrui e sensibiliza os cidadãos sobre seus direitos sociais, promovendo cidadania e inclusão.
O Teamarr oferece acolhimento, terapias especializadas e orientações a crianças e adolescentes com TEA, além de capacitação a familiares e profissionais da saúde. A equipe multidisciplinar é formada por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, psicopedagogos, fonoaudiólogos, enfermeiros, educadores físicos, terapeutas e pedagogos.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco, em Boa Vista.
Contato: (95) 99129-7119
Call Center: 0800 006 0670
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.
Texto: Bárbara Carvalho
Fotos: Arquivo SupCom
SupCom ALERR





