Pular para o conteúdo

SESSÃO ORDINÁRIA
Plenário aprova projetos sobre insegurança alimentar e incentivo à doação de sangue e medula óssea

Durante a sessão desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), os deputados aprovaram o Projeto de Lei nº 224/2024, que dispõe sobre a notificação compulsória de casos de insegurança alimentar grave registrados no Estado. A proposta é de autoria do deputado estadual Neto Loureiro (PL) e determina que unidades de saúde comuniquem à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejuc) os atendimentos relacionados à insegurança alimentar grave.

As notificações irão compor um banco de dados destinado ao mapeamento e à identificação de áreas com população em situação de vulnerabilidade social. Na justificativa do projeto, o parlamentar destacou que o levantamento estratégico permitirá ao poder público desenvolver ações e metas mais eficazes para garantir assistência à população.

“O projeto tem o objetivo de criar um mapeamento de pessoas, em especial crianças e idosos, que vivem em situação de insegurança alimentar, proporcionando à gestão do Estado dados que auxiliem na maior eficácia na aplicabilidade de projetos sociais”, ressaltou Neto Loureiro.

Ainda durante a sessão, os deputados aprovaram o Substitutivo ao Projeto de Lei nº 1/2025, apresentado pelo deputado Idázio da Perfil (União). O texto altera a Lei nº 1.188/2017, que institui o Programa Doador Solidário do Amanhã.

Com a nova redação, a legislação passa a prever a realização de cursos, seminários e campanhas voltadas aos estudantes, familiares e à comunidade escolar durante o período letivo, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea nas redes pública e privada de ensino em Roraima.

Outra mudança prevista no texto autoriza o poder público, por meio dos órgãos competentes, a firmar parcerias com instituições filantrópicas, fundações, instituições de ensino superior e entidades religiosas, visando ampliar a efetividade do programa e fortalecer as ações de incentivo à doação de sangue e medula óssea.

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

Texto: Bruna Gomes

Foto: Alfredo Maia

SupCom ALERR 

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas