loader image
Skip to content

Sobre

Procon Assembleia

O consumidor em Roraima tem os direitos resguardados com o Procon Assembleia, criado pela resolução legislativa nº 25/2011 e recentemente reestruturado pela resolução legislativa nº 25/2021, da Assembleia Legislativa de Roraima.
Em 10 anos de atuação, o Procon Assembleia alcançou 40 mil pessoas, por meio de atendimento presencial, on-line e fiscalizações com orientações sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A instituição realiza palestras, audiências de conciliação, orientação direta a lojistas e clientes, e auxilia a população a tirar dúvidas sobre demandas sazonais, como a consulta ao auxílio emergencial e saque da cota do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), ocorridos em 2020.
Além disso, realiza serviço de informação/orientação quanto ao preço de itens como combustíveis, gás de cozinha, material escolar, material de construção, carnes e água mineral. Os resultados são disponibilizados no endereço eletrônico da Assembleia Legislativa (al.rr.leg.br/procon/).

MISSÃO

O órgão tem como missão a proteção, defesa, orientação e divulgação dos direitos e deveres dos sujeitos da relação de consumo, bem como a promoção da educação para o consumo consciente no estado.

VISÃO

Ser instrumento de apoio a população, na mediação e solução de conflitos decorrentes das relações de consumo

Quem pode recorrer ao Procon Assembleia?

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no prédio da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima, na avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. O consumidor também pode enviar mensagens pelo WhastApp (95) 98401-9465 e no site (al.rr.leg.br/procon/).

Quais os trâmites das demandas?

As demandas dos consumidores são atendidas por técnicos do Procon Assembleia que tentam solucionar os problemas em contato direto com a fornecedora de produtos ou serviços. Quando este não é solucionado, é marcada uma audiência de conciliação entre o consumidor e a empresa.

Em 2020, o Procon Assembleia aderiu ao sistema Pró Consumidor, da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Governo Federal, para virtualizar as situações apresentadas pelos consumidores e facilidade e rapidez na resposta da empresa.

Quais as principais reclamações?

Dados do Procon Assembleia revelam que as demandas mais surgentes nos atendimentos são: Telefonia (34%), serviços financeiros em empréstimos e cartões de crédito (29%), serviços privados (22%), energia elétrica (10%), vícios em produtos (3%) e fornecimento de água (2%).

O caminhar das demandas

Registro da denúncia

Diálogo entre o consumidor e a empresa; na ausência da solução, marcada audiência de conciliação.

Na audiência

Sem acordo, o Procon Assembleia formaliza ação no judiciário, se assim for a vontade do consumidor

Justiça comum

Ação é formalizada na Vara das Pequenas Causas e o consumidor pode acompanhar pelo Projudi, sem auxílio de advogados.

How It Works?

Go & Continue at Your Own Space

Quis ipsum suspen ultrices gravida Risus commodo viverra maecenas accumsan lacus facilisis.

Learn From Industry Experts

Quis ipsum suspen ultrices gravida Risus commodo viverra maecenas accumsan lacus facilisis.

Find Video Courses On Almost Any Topic

Quis ipsum suspen ultrices gravida Risus commodo viverra maecenas accumsan lacus facilisis.

Popular Instructors