ITINERANTE
Exposição fotográfica da ALE-RR marca Dia Internacional contra a Exploração Sexual

Uma exposição fotográfica sobre tráfico humano na sala de espera de um cinema da cidade, realizada na noite deste sábado (23), marca o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. A iniciativa, que atraiu olhares e impactou a emoção de quem reservou a data para relaxar assistindo a um filme, é da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas, do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (PDDHC).

 

O local escolhido para o lançamento da ‘Exposição Fotográfica Itinerante Contra Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças’ está com um filme em cartaz baseado numa história real sobre tráfico humano. O objetivo da mostra é chamar a atenção da população roraimense para esse tipo de crime silencioso que, na maioria das vezes, surge disfarçado com promessas de uma vida melhor.

 

A equipe do PDDHC aproveitou o momento de apreciação das imagens expostas para interagir e orientar as pessoas sobre essa prática, cada vez mais comum no mundo e que é uma realidade no Estado. Houve distribuição de panfletos informativos sobre o funcionamento do tráfico humano e as formas de se proteger, em casos de suspeita, buscando ajuda na rede de proteção.

 

 

“A Assembleia Legislativa traz a exposição com informações que servem de prevenção para as pessoas. Hoje, 23 de setembro, é um dia muito importante e todos os países se unem para lembrar a data e munir de informações a população sobre trabalho escravo e de exploração sexual. A Assembleia Legislativa de Roraima tem um papel importante e neste ano se juntou ao Cine Super K, nosso grande parceiro. Desde o dia 21 estamos levando informação às pessoas”, explicou a diretora do PDDHC, Socorro Santos, ao detalhar que a exposição vai percorrer outras instituições públicas do Estado.

 

A estudante Sara Madri, 13 anos, ficou impactada com as imagens. “Achei bem interessante e importante esse tema para a atualidade. A gente sempre tem um pouco para aprender com livros, filmes e exposições. Essas imagens transmitem uma mensagem bem triste porque afeta as famílias e a sociedade em geral”, disse.

 

 

 

Para o bombeiro militar Gelberson Pinheiro, a iniciativa desperta as pessoas para esse “tipo de crime hediondo”, e que movimenta um mercado lucrativo. “É um tema importante para ser discutido, porque o tráfico de pessoas é uma coisa que acontece há muito tempo, só que não é divulgado. Roraima tem fronteiras e está muito próximo dos Estados Unidos, Europa, e apesar de a gente não ter um voo direto para esses países, é fácil sair daqui, pela Venezuela. É preciso ficar alerta”, ressaltou.

 

O casal Lúcia Regina e Edmar Monteiro da Silva, trabalha com a formação de crianças e jovens. Regina destacou que a exposição é uma forma de “abrir o entendimento e a visão, principalmente dos jovens, para não confiar em certas pessoas”.

 

 

 

Monteiro destacou que é preciso ensinar as crianças desde cedo a entenderem que existem situações de perigo, para que possam aprender a identificá-las e saber que devem buscar ajuda com um adulto confiável. “A gente ensina a eles a dizer  não para o mal e só dar ouvidos às coisas que vêm para edificar”, completou.

 

 

 

A mostra itinerante, produzida pela Superintendência de Comunicação do Poder Legislativo, poderá ser conferida pela população no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, localizado no hall da Assembleia Legislativa, a partir desta segunda-feira (25).

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR