Pular para o conteúdo

Projeto que beneficia Federação Universitária de Esportes é aprovado na Assembleia

Projeto é de autoria dos deputados George Melo e Jalser Renier

Durante sessão plenária desta terça-feira, 21, na Assembleia Legislativa de Roraima, os deputados aprovaram em turno único o Projeto de Lei 022/17, que institui os Jogos Universitários em Roraima (JURR) no calendário oficial de eventos do Estado. A proposta, de autoria dos deputados JalserRenier (SD) e George Melo (PSDC), segue para sanção do Poder Executivo.

Com a aprovação, a Federação Universitária de Esportes de Roraima poderá ter acesso ao repasse de verbas federais provenientes da Lei Pelé, que já são destinadas ao desporto universitário e repassadas ao Executivo Estadual, anualmente. O projeto assegura o repasse do percentual de 5% dos recursos federais destinados ao desporto universitário, até a primeira quinzena do mês de março do ano subsequente.

A presidente da Federação Universitária de Esportes, Elaine Morellato, disse que o apoio será fundamental para fomentar e garantir resultados mais expressivos nas competições estaduais e nacionais. “Sem apoio a gente já conseguia trazer medalhas para o Estado, agora poderemos levar mais atletas, fomentar o desporto e fazer chegar a todas as universidades”, comemorou a presidente, que também é atleta há mais de 20 anos. Ela comentou ainda que é possível sim, aliar o esporte a educação superior. “É possível ser atleta de alto rendimento, estudar e ter uma profissão”, garantiu.

O deputado George Melo lembrou que grande parte da dificuldade dos atletas que precisam sair de Roraima para competirem em outros estados, é justamente o preço das passagens que muitas vezes precisam ser compradas em cima da hora, quando não são adquiridas com recursos próprios.

“Com este projeto, a Federação Universitária vai poder se programar e comprar as passagens a tempo e com preços melhores. Toda essa questão de logística será sanada com esses poucos 5% que serão aplicados e que é de direito do esporte universitário”, reforçou o parlamentar.

O deputado Jalser Renier destacou que a ideia com o projeto é garantir recursos para que a federação invista em atletas locais. “Dessa forma, o esportista treinará com mais garra e responsabilidade, para que possa representar bem Roraima em competições fora do estado. Tenho certeza que, com a aprovação desse projeto, o atleta dará o melhor de si durante as competições nos jogos universitários”, frisou o presidente.

O projeto – Em detalhes, a proposta prevê que os recursos sejam destinados para realização, organização e execução dos Jogos Universitários de Roraima e também para viabilização da participação da delegação roraimense no evento nacional. Hoje, segundo dados da Federação Estadual, existem mais de 650 atletas cadastrados e aproximadamente 182 participam anualmente das competições locais e nacionais. Este ano, segundo Elaine Morellato, a etapa estadual dos jogos universitário deverá ocorrer entre 15 e 30 de julho e fase nacional no período de 15 a 30 de outubro, em cidade ainda não definida.

Por Tarsira Rodrigues
SupCom/ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas