Pular para o conteúdo

Sessões ordinárias na Assembleia Legislativa estão suspensas nesta semana

“Todas as matérias foram transferidas para o dia 13, próxima terça-feira, quando voltarão às deliberações parlamentares”, disse o superintendente legislativo, Júnior Vieira.

As sessões ordinárias da Assembleia Legislativa de Roraima desta semana estão suspensas. O motivo, conforme explicou o superintendente legislativo, Júnior Vieira, é ausência de quórum em função da participação de 17 deputados na 21ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). O evento ocorrerá de 7 a 9 deste mês em Foz do Iguaçu (PR).  O tema da Conferência este ano é “O Brasil e Suas Reformas” e o encontro reúne, anualmente, parlamentares, assessores e representantes de entidades nacionais e internacionais.

Ele explicou ainda que as matérias que seriam discutidas esta semana foram transferidas para a próxima sessão que será realizada na terça-feira, dia 13. “Toda sessão legislativa ordinária, ou qualquer manifestação na Casa é necessário um quórum regimental de maioria simples em plenário, até mesmo para funcionamento da Mesa e em razão do evento da Unale, todas as matérias foram transferidas para o dia 13, próxima terça-feira, quando voltarão às deliberações parlamentares”, detalhou o superintendente legislativo.

No evento, cada Estado ou região terá a oportunidade de apresentar as necessidades e dificuldades enfrentadas, além de acompanharem palestras proferidas por especialistas do tema. Os deputados de Roraima levarão para a mesa de discussões temas como a ausência da aviação regional que não atende aos municípios de Roraima e a não integração de Roraima ao Sistema Nacional de Energia (SIN).

Ao final da CNLE, haverá a eleição da Mesa Diretora de cada Parlamento regional, como o Parlasul, Parlamento do Nordeste e Amazônico. Uma carta compromisso será elaborada para informar ao Congresso Nacional, aos Ministérios e a Presidência da República, o que os parlamentares apresentaram durante o encontro.

 

Programação

07/06 – Realização de 21 eventos simultâneos à CNLE e às 20h será a solenidade oficial de abertura.

08/06 – 9h30 – Painel: Crise Econômica nos Estados – Participantes: governadores Beto Richa (PR); Tião Viana (AC); Paulo Hartung (ES); Ricardo Coutinho (PB); Paulo Câmara (PE); Geraldo Alckmin (SP); Marconi Perilo (GO); e Wellington Dias (PI). O mediador será o jornalista Heraldo Pereira.

11h30 – Palestra: Modelo de Saneamento, Inovação e Sustentabilidade, proferida pelo diretor presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche.

14h – Painel: O Panorama Econômico e as Reformas. Palestrantes: consultor econômico, Mailson da Nóbrega; presidente do FNCP e ETCO, Edson Viana; e o cientista político, Paulo Kramer. O mediador será o jornalista Heraldo Pereira.

09/06 – Conversa sobre o panorama político e as reformas. Eleição da Diretoria Executiva para gestão 2017 – 2018.

 

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas