Maçons agradecem reconhecimento de trabalhos durante entrega de Comenda

Na manhã desta quinta-feira (22), representantes de Lojas Maçônicas de Roraima receberam, pela primeira vez, a comenda “Orgulho de Roraima”, entregue pela Assembleia Legislativa de Roraima. Estiveram presentes maçons e familiares que encheram as galerias do plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas para conferir o momento.

Antes de iniciar a solenidade, os homenageados falaram sobre a trajetória da Maçonaria no mundo e em Roraima. Entre eles, o representante do Grande Oriente do Brasil, o secretário de Orientação Ritualista, Manoel Norberto, que agradeceu aos deputados estaduais pela Comenda. “Esse momento para a Maçonaria brasileira é tão importante, que todos deveriam se voltar para esta grande instituição que é a Maçonaria no Brasil”, disse.

Ele lembrou que ao desembarcar em Boa Vista pela primeira vez, na década de 80, a Maçonaria estava solidificada por pessoas de várias regiões do País, principalmente das Forças Armadas e da Polícia Militar local. “Fazendo com que a sociedade levantasse a cabeça e olhasse mais para a Educação, Saúde e Segurança, e isso é um dos grandes trabalhos da Maçonaria, não só em Roraima, mas no mundo”, frisou.

Outro a receber a comenda foi o eminente Grão-Mestre do Grande Oriente Estadual de Roraima, Raimundo Nonato Coelho, que parabenizou a iniciativa do Poder Legislativo em reconhecer e fortalecer a Maçonaria no Estado. “Pra nós é uma satisfação muito grande e realmente um orgulho pra gente da Maçonaria. A Maçonaria em Roraima, pela primeira vez, recebe essa honraria e só vem nos fortalecer cada vez mais e fazer com que a nossa ordem cresça mais”, afirmou. Ele destacou os trabalhos sociais e filantrópicos desenvolvidos pelas Fraternidades Femininas, chamadas de ‘cunhadas’, e da Juventude, como o projeto ‘Maçonaria Contra as Drogas e a Favor da Vida’, criado a conscientizar os jovens sobre o perigo do consumo de produtos ilícitos e tirá-los da ociosidade. Atualmente, a Maçonaria em Roraima, dentro da Grande Oriente Estadual, possui 675 maçons, entre ativos e inativos.

Raimundo Nonato falou ainda sobre a importância dos trabalhos das mulheres dentro da Ordem. “Elas são o fortalecimento da nossa Ordem, cada vez mais elas procuram estar conosco porque é através dali que elas fortalecem ainda mais a família maçônica”, enfatizou.

A presidente da Fraternidade Feminina, Patty Coelho, explicou que elas, as mulheres das famílias, possuem papel importante ao lado dos maçons. A Frafen é composta por esposas, filhas, sobrinhas, netas com o objetivo de trabalhar o social e a filantropia. “Nós temos, no Estado de Roraima, 17 Lojas Maçônicas. (…) sendo 13 com Fraternidades Femininas no Estado”, contou.

Além da entrega da Comenda, a solenidade contou ainda com outro evento, a honraria a membros da Grande Ordem do Brasil, as ‘Moções de Gratulações’. Raimundo Nonato explicou que essa solenidade é um reconhecimento aos próprios membros do Oriente.

Autor do requerimento de entrega da Comenda, o deputado Jorge Everton (PMDB), disse que o momento foi importante para reconhecimento de cada ação social realizada pela Maçonaria. “Temos que valorizar cada irmão, cada cunhada, cada sobrinho que não medem esforços para fazer ações sociais, sem que seja visto, porque o objetivo da Maçonaria não é aparecer, é ajudar sem que se diga que está ajudando”.

Receberam as comendas integrantes da Loja Grande Oriente do Estado de Roraima, a Grande Loja e as duas mais antigas lojas em atividade como a Grande Loja 20 de Agosto, nº1818 e a Liberdade e Progresso nº1.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR