Alunos do IFRR visitam Comunicação da Assembleia Legislativa

Os alunos foram acompanhados por profissionais da Superintendência de Comunicação.

Alunos do 1º e 2º segundo ano do ensino médio integrado do IFRR (Instituto Federal de Roraima) visitaram, na tarde desta sexta-feira, 14, a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima, para conhecer o funcionamento do setor, como parte do trabalho desenvolvido pela disciplina de Língua Portuguesa.

Ao retornarem à sala de aula, os estudantes participarão de três projetos, entre eles a elaboração de um jornal impresso. A professora Ray Rodrigues, explicou que o trabalho é uma complementação de carga horária em língua portuguesa e foi decidido trabalhar em forma de projetos. “Serão três projetos interligados: o cine debate, jornal da escola, e representação fotográfica de jovens em Boa Vista. Na sala de aula conversaremos sobre os diferentes papéis dos profissionais no funcionamento de uma redação, quando eles irão dizer com qual das funções se identificaram para poder assumir uma responsabilidade na produção do jornal”, disse.

Os alunos foram acompanhados por profissionais da Superintendência de Comunicação, que explicaram os processos de produção das equipes de rádio, TV, impresso e web, bem como tiveram acesso ao material impresso (livro dos 25 anos do Poder Legislativo, informativo Ordem do Dia, revista PlenárioRR, Cartilha do Vereador, entre outros) produzidos pela Comunicação da Assembleia. “Já tivemos aqui a visita de estudantes de outras instituições, mas a de hoje foi específica porque foi na Comunicação e sempre será uma honra recebermos alunos para falarmos da área em que atuamos”, disse a diretora da TV Assembleia, Sônia Lúcia Nunes.

Cristóvão Gabriel Silva Matos, 18 anos, está no último ano do curso técnico em eletrônica. Ele disse que é a primeira vez que entra numa redação e achou interessante o processo e a dinâmica adotada pela Comunicação da Assembleia para dar conta dos quatro meios de comunicação. “Ainda não sei qual função vou desempenhar nesse projeto de produção do jornal da escola, mas pelas explicações dadas estou pronto para atuar como escrever matérias para o nosso jornal”, comentou.

O presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD), recebeu os alunos e ressaltou a importância dos jovens compreenderem o processo Legislativo e contribuir para formação do futuro da sociedade. “Com esta visita, os estudantes do Instituto Federal tiveram a oportunidade de ver de perto as instalações e de como funcionam os trabalhos aqui na Assembleia Legislativa. O jovem precisa ter o conhecimento político, da vida pública de cada cidadão, de cada pessoa que ocupa um cargo público, para que os jovens do futuro compreendam que a política faz parte do dia a dia”, finalizou.

Por Edilson Rodrigues

SupCom/ALE-RR