Comissão recebe representante cultural durante reunião na Assembleia Legislativa

Em outubro de 2016, representantes de diversos segmentos culturais estiveram reunidos em audiência pública na Assembleia Legislativa.

Membros da Comissão de Cultura e Juventude, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), receberam nesta quarta-feira (16), o vice-presidente da Associação de Cultura de Roraima, Leonídio de Assis Silva, mais conhecido por Léo Malabarista, para uma conversa sobre recursos e incentivos aos artistas locais.

O artista lamentou a ausência de outros convidados para a reunião e disse que a cultura em Roraima está abandonada pelo poder público. Lembrou que a Casa destinou uma emenda de R$ 1 milhão, mas que não foi aplicada. “Foi muito bom eu ter vindo aqui para os deputados verem a gente e saber o que está acontecendo na cultura e fazer o melhor para nosso Estado”, disse.

Leonídio de Assis ressaltou que o Estado precisa olhar mais para os artistas locais e investir em projetos sociais que beneficiem jovens e a população e deixar o dinheiro em Roraima. “Não é só fazer um evento e no outro dia ir embora e só deixar as coisas piores, mas tem que desenvolver projeto social, ocupar os jovens, dentro da escola, na sociedade”, falou. Ele tem a esperança que outras pessoas participem da próxima reunião e que esteja presente um representante da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Em outubro de 2016, representantes de diversos segmentos culturais estiveram reunidos em audiência pública na Assembleia Legislativa para apresentarem e discutirem as dificuldades enfrentadas na área.

O vice presidente da Comissão, deputado Valdenir Ferreira (PV), averiguou que a emenda, de fato, não foi aplicada e que o grupo destinará um ofício para a Secult para solicitar informações sobre o paradeiro do recurso. Além disso, aproveitaram o momento para abordar outros pontos. “Vamos procurar diversas soluções, inclusive vamos buscar através de um projeto de lei aqui na Assembleia e melhorar muito essa questão de incentivos fiscais para cultura do nosso Estado”, frisou.

Um segundo encontro com representantes da cultura local será definido. “Ficou certo de marcarmos uma nova reunião com todos os envolvidos para que a gente tenha um apanhado melhor e possamos tomar atitudes bem melhores a respeito dessa situação da cultura”, complementou.

Fazem parte da Comissão de Cultura e Juventude os deputados Masamy Eda (PMDB), Valdenir Ferreira (PV), Dhiego Coelho (PSL), Chico Mozart (PRP) e Angela Águida Portella (PSC).

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR