ASSEMBLEIA AO SEU ALCANCE – Alunos de Rorainópolis assistem filmes pelo Cine ALE Cidadania

Pela primeira vez, alunos de escolas da sede e de vicinais de Rorainópolis, localizado a 263 quilômetros de Boa Vista, estão tendo a oportunidade de apreciar a sétima arte, por meio do projeto Cine ALE Cidadania, dentro da programação do ‘Assembleia ao seu Alcance’, promovido pela Assembleia Legislativa de Roraima, nesta quinta-feira (31).

Pela manhã, cerca de 232 estudantes das escolas municipais Joselma Lima de Souza, Hildemar Pereira Figueiredo e José Alves Barbosa, além da escola estadual Padre Eugênio Possamai e Antonia Tavares da Silva, acompanharam um vídeo institucional sobre bullying, elaborado pela Assembleia Legislativa, e o filme ‘Power Rangers’. A tarde, os participantes receberão informações sobre gravidez na adolescência e irão assistir o longa-metragem ‘A Bela e a Fera’.

A sala de cinema, refrigerada, foi equipada com um telão de led de última geração e com acústica própria para exibição de filmes. Todos os participantes receberam refrigerante e pipoca para saborearem enquanto acompanhavam as exibições.

Hadassa Keren Soares, de 8 anos, aluna da escola municipal José Alves Barbosa, localizada na vicinal 3, em Rorainópolis, nunca foi ao cinema. Em poucas palavras, disse que estava empolgada para participar do programa. “Eu nunca fui porque não tenho como ir a Boa Vista”, disse a menina tímida.

A dificuldade de ir a capital impediu o estudante da escola estadual Padre Eugênio Possamai, Rafael Silva, do 7º ano, de entrar em uma sala de cinema. Mas quando soube que a escola integraria o programa durante o ‘Assembleia ao seu Alcance’, ficou feliz. “É muito legal para motivar as pessoas a irem ao cinema”, complementou.

Quem também aprovou a iniciativa foi a professora Isa da Conceição, da escola municipal José Alves Barbosa. Ela ressaltou que é um privilégio para muitas crianças que nunca assistiram a um filme em uma tela de cinema e que o Cine ALE Cidadania proporciona algo a mais, como a socialização das pessoas e o conhecimento em áreas importantes da vida das pessoas. “É de fundamental importância que as crianças tenham esse contato, algo diferente, com lazer que nem sempre elas têm”, disse.

A deputada Lenir Rodrigues (PPS), representou a Assembleia Legislativa na abertura da sessão especial. Segundo ela, a presença do Poder Legislativo próximo a população do interior é fundamental para o desenvolvimento da região. “É muito legal a gente ver os olhos das crianças brilhando, a maioria delas nunca foi ao cinema, mas o cinema veio até onde elas”, comentou, e aproveitou para parabenizar ao presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD), pela iniciativa.

O coordenador do Cine ALE Cidadania, Ademir Barros, destacou que a configuração do programa permite a abrangência ainda de mais pessoas, dentro ou fora da capital. “O Cine ALE está aqui em Rorainópolis com a melhor expectativa”, completou.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR