ASSEMBLEIA AO SEU ALCANCE – Moradores apresentam demandas durante sessão ordinária em Rorainópolis

O presidente da Assembleia, Jalser Renier, comentou que foi assinado um acordo com o município de Rorainópolis.

Moradores de Rorainópolis tiveram vez e voz na sessão ordinária promovida pela Assembleia Legislativa de Roraima, nesta quinta-feira, 31, durante o ‘Assembleia ao seu Alcance’, programa promovido pelo Poder Legislativo. No evento, foram apresentadas aos deputados estaduais, as demandas mais urgentes que o município precisa para voltar a crescer economicamente, com a geração de emprego e renda.

Participaram da sessão, 20 deputados estaduais, vereadores locais e o prefeito Leandro Pereira (PSD), de Rorainópolis, localizado a 263 quilômetros de Boa Vista, e vereadores e prefeitos de outros municípios. A ideia da sessão ordinária foi para que a população apresentasse e discutisse as necessidades do município.

O presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD), disse ter ficado muito feliz com a realização do evento e com a participação dos moradores. “Estou feliz e o resultado desse Assembleia ao Seu Alcance aqui em Rorainópolis demonstra o sucesso da parceria entre a prefeitura com o Poder Legislativo, por meio dos deputados e da equipe técnica de profissionais. Todos foram muito importantes na elaboração desse projeto”, reconhece.

Foram muitos os moradores que explanaram os problemas que o município enfrenta. Entre eles, o paraibano José da Luz Tomas Emiliano, que mora há 38 anos em Rorainópolis. Ao fazer uso da palavra, apresentou que são várias as necessidades que o município precisa sanar e com urgência. “No passado já tivemos uma agricultura forte, mas algo precisa ser feito para que esse setor receba financiamento e o pequeno produtor e a agricultura familiar possa alavancar a produção do município”, contou.

José da Luz ainda falou que na área da educação, muitas escolas estão funcionando em péssimas condições, e a segurança pública deixa muito a desejar. “Todos os moradores percebem a ausência do Governo do Estado em Rorainópolis. Famílias se sentem inseguras, pois aumentou a criminalidade e os acidentes de carros e motos. Há muito tempo se fala aqui sobre essas questões, mas nada ainda foi feito, de fato. Estou acreditando nessa reunião do presidente Jalser e outros deputados com a população e espero que agora as coisas comecem a mudar”, afirmou, dizendo que “as vicinais precisam urgentemente ser recuperadas”.

Sobre as demandas apresentadas pelos moradores, o presidente da Assembleia, Jalser Renier, comentou que foi assinado um acordo com o município de Rorainópolis. “Cada deputado estadual que esteve presente na sessão ficou responsável por indicar 500 mil reais de suas emendas que serão apresentadas em conformidade com o artigo 113, parágrafo 3º da Constitucional Estadual, que regulamenta as emendas impositivas. Vamos colocar esse recurso para a Prefeitura de Rorainópolis, e a governadora [Suely Campos] será obrigada a repassar os recursos para que a prefeitura possa recuperar as estradas que estão abandonadas e que precisam de recursos do Executivo e da Assembleia”, garantiu.

Sobre a construção do IML (Instituto Médico Legal) em Rorainópolis, Jalser Renier informou que, o assunto foi tratado com o senador Romero Jucá (PMDB), por meio do representante Sander Salomão que esteve no evento. “O Romero se comprometeu alocar recursos do Ministério da Saúde, que serão destinados à Rorainópolis para a construção o IML no município”,

O prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira, se disse feliz com a ação da Assembleia no município. “Agradeço ao presidente Jalser e aos demais deputados que compareceram ao evento e ouviram a nossa população. Muitas vozes foram ouvidas, população e vereadores se manifestaram. Tudo que foi falado aqui foi registrado e tenho esperança que o presidente Jalser não medirá esforços para que seja concretizado e vamos cobrar do Governo estadual todas as demandas de área saúde, de educação, infraestrutura e agricultura”, ressaltou.

Por Edilson Rodrigues

SupCom/ALE-RR