Aproximadamente 30 estudantes da escola estadual Severino Gonçalves Cavalcante, localizada no bairro Sílvio Botelho, zona Oeste da cidade, participam nesta quarta (8) e quinta-feira (9), na Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, de mais uma etapa do curso ‘Crescendo e Empreendendo’, uma parceria do Poder Legislativo com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O curso, com carga de 12 horas, encerrará ao meio-dia desta quinta-feira e é aplicado pelos multiplicadores Wilson Jordão e Weverton Tomé Bríglia. A proposta é disseminar conhecimentos sobre empreendedorismo para que jovens de escolas públicas, associações ou comunidade em geral, tenham contato com ações que os ajudem a planejar o futuro.

A estudante Kelly Khristynynne Azevedo, de 16 anos, já saberá o que fazer com todos os ensinamentos adquiridos neste curso: ajudará o pai, comerciante. “Ele tem uma loja e para mim será importante ajudar ele”, disse ao comentar que pretende ser veterinária, logo, a oportunidade a ajudará no próprio negócio futuramente. “Por exemplo, vou ingressar com um pet shop, por isso tenho que saber como se administra um negócio também”, explicou.

O ‘Crescendo e Empreendendo’ é dividido em três temáticas: Descobrindo Atitudes Empreendedoras; Empreendedorismo na Vida, no Mundo do Trabalho e dos Negócios; e Pensando no Futuro. Para Wilson Jordão, o empreendedorismo está presente em todas as áreas, do social ao empresarial. “Então, esse curso, através da Escola do Legislativo em parceria com o Sebrae, vai poder oferecer esse despertar, esse caminho”, destacou.

Segundo Jordão, dessa forma, o olhar empreendedor de cada indivíduo será despertado e, ao final do curso, cada um terá como suas próprias estratégias para a vida. “Ele vai traçar uma meta pra poder passar num concurso, pra vestibular, pra traçar negócios financeiros e também numa área social, como trabalhar em uma ONG, trabalhar no seu bairro”, completou.

Essa é a terceira turma do ‘Crescendo e Empreendendo’ aplicada em Roraima. As primeiras aconteceram nos municípios de Amajari, mais precisamente na Vila Bom Jesus, ao Norte do Estado, e Bonfim, região Leste de Roraima. “Já fizemos no município do Bonfim, trabalhamos na comunidade de produtores rurais em Amajari e estamos com a escola Severino Cavalcante e assim temos toda uma programação até o final do ano”, ressaltou Jordão.

Yasmin Guedes