RETROSPECTIVA – TV Assembleia exibe resumo de ações do Poder Legislativo em 2017

A retrospectiva do Poder Legislativo do ano de 2017 já está sendo exibida pela TV Assembleia, canal 57.3. Essa é mais uma oportunidade de a população acompanhar de perto o trabalho da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima.

A retrospectiva foi dividida por trimestre e cada episódio tem, em média, uma hora de duração. A produção do roteiro, feita pelas jornalistas Lana Francis e Daniela Meller, durou quase dois meses. Com a apresentação de Letícia Burgos, as gravações tiveram como cenário o plenário da Casa e duraram duas semanas, com a participação de uma equipe de aproximadamente 15 pessoas entre produtores, editores e roteiristas.

Conforme explicou a jornalista Camila Dall”Agnol, chefe de redação da Superintendência de Comunicação da ALERR, a retrospectiva traz o que aconteceu de mais relevante no Parlamento no ano passado, incluindo os programas desenvolvidos pela Casa, que têm beneficiado milhares de pessoas nos quatro cantos do Estado. “Em cada trimestre colocamos o que aconteceu de mais relevante, o que foi notícia na TV Assembleia e no Parlamento como as leis aprovadas, os grandes eventos da Assembleia ao Seu Alcance, as ações do Procon Assembleia, do CHAME (Centro de Apoio Humanitário à Mulher), e do programa Abrindo Caminhos”, explicou.

Como o programa Abrindo Caminhos apresentou um grande impulso no ano passado, lembrou Camila, há muitas notícias relacionadas à esse crescimento. “Em 2017 foi o ano do Abrindo Caminhos, que apresentou um crescimento tão acentuado que, praticamente, toda semana trazíamos notícias das crianças envolvidas nas atividades oferecidas pelo programa. Então, a evolução de todo esse programa será mostrada, por etapas, na retrospectiva”, complementou.

Uma preocupação da equipe, segundo Camila, traduzir de forma objetiva e concisa o trabalho desenvolvido durante as sessões legislativas, de forma que o telespectador, ao ter contato com a notícia, possa captar a principal essência do que fora aprovado na Casa. “Nessa retrospectiva tivemos o cuidado de explicar para a população, detalhadamente, o que é a LOA (Lei Orçamentária Anual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), o recesso parlamentar. Tivemos a preocupação de traduzir para o telespectador tudo aquilo que vivenciamos dentro do Parlamento, mostrando a importância de cada ato feito pelos parlamentares, como essa lei se aplica na sociedade e de como se reflete no dia a dia. Sabemos que muitas vezes as pessoas não entendem com precisão o que os deputados estão votando como, por exemplo, o Orçamento, mas tentamos mostrar para o telespectador a importância dessas matérias aprovadas, para que ele compreenda e saiba o que aconteceu no Parlamento em 2017”, reforçou.

A jornalista Lana Francis contou como foi feito o levantamento do material. “Levantamos em todos os jornais as matérias produzidas pela TV Assembleia ao longo de 2017, que mostram o trabalho desenvolvido pela Casa Legislativa como as leis aprovadas e os programas desenvolvidos. O material ficou interessante e informativo e tenho certeza, que será de grande relevância para toda a sociedade”, afirmou.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR