ESCOLA DO LEGISLATIVO – Curso Técnicas de Vendas tem participação de 140 alunos

Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente e um período de recessão que assusta até os que já são tarimbados em áreas específicas, a única alternativa para enfrentar as exigências impostas pelo mercado é se qualificar para ficar entre os melhores e driblar o desemprego.
É esse pensamento que norteia a vida de 140 alunos nas faixas etárias de 16 a 60 anos, que estão fazendo o curso de Técnica de Vendas, com carga horária de 8h, que iniciou nesta segunda-feira, 8, na Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios – Unidade Silvio Botelho.
O professor Rômulo Beserra da Costa, contabilista, topógrafo e especialista em GPS, disse que o intuito do curso é capacitar e mostrar os vícios comuns na hora de vender um produto ou serviço. “Vamos trabalhar nas aulas muitas dinâmicas para tirar os vícios dos alunos e capacitá-los para o mercado de trabalho. O mercado de Roraima está em crescimento, e nós estamos terminando de passar por uma crise. Vamos mostrar neste curso a importância do diálogo no processo de vendas, pois quando se tem um bom diálogo se tem uma interação com o cliente e se passa a conhecer a necessidade dele. Tendo esse domínio sobre o cliente por meio do diálogo, no final se tem um resultado positivo”, garantiu.
O aluno Pedro Vinícius da Silva Ribeiro, 19 anos, morador do bairro Cambará, já trabalha como menor aprendiz em uma loja de material de construção, e resolveu fazer o curso para aprimorar as técnicas relacionadas à venda. “Como já trabalho na área, vi no curso uma forma de me aperfeiçoar e de também provar que tenho conhecimentos na área. Lá na loja trabalho em vários setores como estoque, reposição e vendas, então tendo um bom desempenho, poderei no futuro ser contratado e efetivado. Um bom vendedor não pode ter vergonha, não pode julgar o cliente e deve estar sempre disposto em melhorar”, afirmou.
Luciane Machado de Sousa, 16 anos, aguardava ansiosa o início do curso. “Esse é o primeiro curso na Escola do Legislativo porque somente agora completei 16 anos, mas já estou louca para trabalhar Então espero que esse curso me ajude a amanhã ter um emprego. Espero aprender aqui como me comportar e atender bem o cliente ao chegar a loja”, disse.
Moradora do bairro Bela Vista, Sebastiana Lucas, 59 anos, foi fazer um curso para conseguir uma oportunidade de trabalho no segmento do comércio. “Espero aqui ganhar mais conhecimento e conhecer novas pessoas porque, quando se está desempregado, tem que se buscar e correr atrás. Estou confiante!”, disse, ao ressaltar que soube do curso por meio das redes sociais.
Nesta segunda-feira, iniciaram três novos cursos (Técnicas de Venda e Informática Intermediária e Avançada, segundo informou a diretora da Escola do Legislativo no Silvio Botelho, Jane Benedetti. Nesta terça-feira, 9, mais dois cursos iniciarão, sendo um de Auxiliar Administrativo e mais uma turma de Informática Intermediária.
“Mas ainda há inscrições abertas para esses cursos que iniciam nesta terça-feira. Enquanto tiver vagas, e ainda há para o curso de Auxiliar Administrativo, vamos fazer inscrição até minutos antes de iniciar a primeira aula. E quando acabam as vagas, vamos abrindo novos cursos porque o importante é atender a população e oferecer curso de qualidade”, disse, ao ressaltar que para se inscrever a pessoa deve ir até Escola do Legislativo, localizada na rua Solon Rodrigues Pessoa, nº 1313, Sílvio Botelho.
Ela informou que ainda há vagas para os cursos de Inglês Intermediário, Espanhol, Técnicas de Atendimento ao Público, Código de Defesa do Consumidor e a Arte de Falar em Público. “A pessoa tem que vir pessoalmente na Escola do Legislativo porque não fazemos inscrição via mensagem de whatsapp e telefone. Na hora da inscrição deve apresentar as cópias do documento de identidade e comprovante de residência. Todos os cursos são gratuitos”, reforçou.
Reserva – Os interessados em cursos que ficaram na lista de reserva estão sendo contactados pela equipe da Escola do Legislativo na medida em que há desistência ou que nova turma é aberta. “No primeiro dia do curso fazemos uma triagem e verificamos quem faltou. Em seguida ligamos para saber o motivo de não terem vindo. Se desistiu por algum motivo, então entramos em contato com quem está lista de reserva para substituir o aluno. Temos esse quadro de reserva para não deixar vaga sobrando, haja vista que tem tanta gente querendo estudar”, explicou.
Jane disse que esse profissionalismo e respeito pelo cidadão é uma exigência do presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD). “Seguimos a recomendação do presidente de dar o melhor atendimento possível à população porque eles merecem. Somos servidores públicos e temos que servir a esse público com qualidade, afinal é o dinheiro do povo que retorna por meio destes cursos de excelente qualidade. Então se alguém se escreve no curso e por algum motivo não vem, temos a preocupação e o cuidado de ligar tanto para o inscrito e para o que está no cadastro de reserva, caso haja desistência. A procura por cursos é muito grande e queremos que todos saiam daqui satisfeitos”, disse, ao salientar que o horário de funcionamento para efetivar a matrícula é das 7h30 às 18h30, de segunda a sábado.
 
Por Marilena Freitas
SupCom/ALE-RR
 

Escola do Legislativo oportuniza ingresso de inscritos no cadastro de reserva em cursos

A Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, localizado no bairro Silvio Botelho, zona Oeste de Boa Vista, oferece a população mais de 15 cursos, entre preparatórios e de capacitação, para pessoas acima de 16 anos. Devido à demanda, muitas vezes é formado um cadastro de reserva para convocação posterior.

Para este ano, contou a coordenadora da Unidade, Jane Benedetti, os candidatos inscritos na lista de reserva de 2017 foram convocados para compor as novas turmas de cursos como Informática, Língua Estrangeira, Auxiliar Administrativo, entre outros. “Quando as pessoas procuram a Escola do Legislativo, sempre atendemos de forma que elas saiam daqui satisfeitas e matriculadas nos cursos desejados”, comentou.

Como exemplo, Jane lembrou que, no ano passado, a instituição abriu 15 turmas de informática, entre básico, intermediário e avançado, sendo este o curso mais procurado pela população. A sala comporta 24 computadores, mas a demanda foi maior que o esperado e a instituição realizou o chamado para outra turma.

“Quando termina aquela turma, a gente já entra em contato, chama essas pessoas do cadastro de reserva para que elas venham se matricular e isso tem dado muito certo. Elas têm vindo fazer as matrículas, estudar no curso que elas desejam”, falou Jane Benedetti. Ressaltou que a Escola do Legislativo – Unidade Silvio Botelho, possui estrutura adequada, professores qualificados, e material didático atualizados para capacitar as pessoas para o mercado de trabalho e todos saem com certificados registrados.

A equipe técnica da Escola do Legislativo acompanha, diariamente, a frequência dos alunos inscritos. Quando alguém não comparece, a coordenação da instituição entra em contato com o faltoso. Caso se torne persistente a ausência do mesmo, há o contato para saber se o mesmo continuará os estudos naquele curso. “Nós acompanhamos as turmas feitas. Quando um aluno falta, a gente liga para saber o que aconteceu. Para haver a substituição, só mesmo depois de vários contatos”, ressaltou.

A Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, está localizada na rua Solón Rodrigues Pessoa, nº 1.313. Para mais informações os interessados podem ligar para o 98402-3402, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR

Alunos recebem palestras do Procon Assembleia na Escola do Legislativo

A partir desta semana, os alunos inscritos em cursos preparatórios ou de qualificação da Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios Unidade Silvio Botelho, receberão orientações sobre os serviços do Procon Assembleia e sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei nº 8.078/1990) por meio de palestras.
E os primeiros a se beneficiarem dessa ação serão os alunos do curso de ‘Técnicas de Vendas’, que se inicia nesta segunda-feira (8), das 14h às 18h. A capacitação terá carga de 8h e o próximo encontro acontecerá na quarta-feira (10), com aula no mesmo horário. Além disso, no dia 15, das 8h às 12h, iniciam as aulas para o curso de ‘Código e Defesa do Consumidor’, com encontros previstos para segundas e sextas-feiras.
Conforme explicou a diretora do Procon Assembleia, Eumaria Aguiar, essas palestras surgiram após convite da Escola do Legislativo em oportunizar aos estudantes da instituição informações sobre a legislação de defesa do consumidor e apresentar, a quem não conhece, como funciona o Procon Assembleia.
“Estaremos lá para falar sobre o Procon Assembleia, as atividades realizadas, sobre relação do consumidor e fornecedor, explicando também o objetivo do CDC”, contou a diretora, ao reforçar que na ocasião serão sorteados exemplares do Manual de Defesa do Consumidor, além de disponibilizar os números para contato do órgão.
Um curso específico como o de ‘Técnicas de Vendas’, por exemplo, é necessário conhecer a parte de legislação para aplicação no mercado de trabalho. “É importante que o vendedor conheça os direitos do consumidor, até porque ele também é consumidor, todos nós somos consumidores”, complementou Eumaria.
A Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, fica localizado na Rua Solón Rodrigues Pessoa, nº 1.313, no bairro Silvio Botelho, zona Oeste de Boa Vista. Já o Procon Assembleia está endereçado na rua Agnelo Bittencourt, nº 216, no Centro de Boa Vista.
 
Por Yasmin Guedes
SupCom/ALE-RR
 

Abraço e distribuição de informativos marcam primeira ação do Janeiro Branco

Um abraço, uma palavra amiga e um momento de atenção, às vezes, é tudo que alguém precisa para aliviar o peso das tensões do dia a dia ou de algum problema vivido atualmente. Como resposta para estas necessidades, a equipe da deputada Angela Águida Portella (PSC), em parceria com psicólogos e voluntários, realizaram na manhã desta segunda-feira, 08, uma mobilização em alusão ao ‘Janeiro Branco’, dedicado à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental em Roraima.
O evento iniciou as 8h em frente ao prédio da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) e várias pessoas deram uma pequena pausa na correria para receber abraços e terem um momento dedicado a saúde mental. Panfletos e orientações sobre o que é a inciativa também foram distribuídos à população.
A camareira Geane Guedes foi uma das pessoas que recebeu atenção durante a ação, e considerou a iniciativa como essencial. “Tem muita gente que está passando por algum problema em casa e até pensa em tirar a própria a vida, e essas atividades podem melhorar a convivência familiar e até salvar uma vida”, disse.
Francisco Leitão é servidor público e também teve tempo para dar uma paradinha e participar da primeira ação do Janeiro Branco. “Essa campanha é importante, porque tudo que diz respeito ao cuidado com a saúde chega em uma boa hora”, avaliou, ao reforçar que os problemas com a saúde mental podem parar a vida de uma pessoa.
A deputada Angela, que é autora da lei que instituiu o Janeiro Branco no âmbito do Estado, chama à atenção para a necessidade de desmistificar os problemas que envolvem a saúde mental. “A campanha busca, além de proporcionar ajuda em momentos de angústia, destacar a importância de pedir socorro quando for necessário, pois muitas pessoas ainda possuem reservas em admitir que estão passando por algum problema relacionado a saúde mental. Isso tem que acabar, pois temos profissionais qualificados e competentes em Roraima e que podem ajudar a todos que necessitam”, frisou a parlamentar.
Cristiane Menezes é psicóloga e afirma que o Janeiro Branco iniciou com pé direito e que sentiu positividade na reação das pessoas. “O evento foi recebido com afeto, observamos o quanto às pessoas precisam de um olhar de acolhimento. Realmente esse movimento é importante e fará a diferença na vida de todos”, comentou.
O que é – A lei que instituiu oficialmente o Janeiro Branco como parte do calendário anual de atividades no Estado, foi sancionada pelo Governo no dia 1º de dezembro de 2017, cujo projeto é de autoria da deputada Angela Águida Portella (PSC).
A Campanha é internacional e no Brasil ela nasceu na cidade de Uberlândia, (MG), em 2013. De forma prática foi projetada para ajudar o mundo a ser um lugar melhor, afinal, trata-se de convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças e transtornos mentais afetam mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. Ainda conforme a OMS, entre 75% e 85% das pessoas que sofrem desses males não têm acesso a tratamento adequado. No Brasil, a estimativa é de que 23 milhões de pessoas passem por tais problemas, sendo ao menos cinco milhões em níveis de moderado a grave. Em Roraima o governo disponibiliza a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) que assiste pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de drogas e álcool.
 
Por Tarsira Rodrigues
SupCom/ALE-RR
 

Alunos de jiu-jitsu do Abrindo Caminhos estão entre os melhores do ano

Nove alunos de jiu-jitsu do programa Abrindo Caminhos da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALERR) foram destaques durante o ano de 2017 nos três campeonatos realizados pela Federação de Jiu-jitsu do Estado de Roraima (FJJERR). 
Na noite de sábado, 6, eles receberam o certificado de Melhores do Ano 2017, durante uma solenidade realizada no auditório da Fcauldade Cathedral, que reuniu aproximadamente 500 atletas.
O professor de Jiu-jitsu do Abrindo Caminhos, Bruno Romão, que também é vice-presidente da FJJERR, avaliou a participação dos atletas mirins e adolescentes como positivo, até mesmo em função do tempo de treino. “Esse certificado é o reconhecimento do treino que fizemos ao longo de um ano, porque são crianças que começaram do zero e não tinham conhecimento algum sobre o jiu-jitsu, então para mim é muito gratificante, sem palavras”, disse, ao ressaltar que os 200 alunos das quatro turmas de jiu-jitsu têm tudo para ser destaque no futuro.
Os alunos escolhidos como melhores do ano subiram ao pódio no Campeonato Roraimense de Jiu-jitsu 2017, na Copa Oswaldo Alves e na competição Norte Internacional Jiu-Jitsu. A atleta Karina Souza de Lima, 11 anos, tinha motivos de sobra para sorrir. Ela representou o Programa Abrindo Caminhos em duas diferentes competições, ficando em primeiro e segundo lugar. No total já conquistou três medalhas.
“Há uma felicidade e uma alegria muito grande dentro de mim por estar aqui. Sinto orgulho de mim. Quando cheguei ao Abrindo Caminhos achei que não iria dar certo, mas na verdade com o jiu-jitsu abriu-se portas. Meu sonho agora é não parar e me tornar no futuro uma grande jiujiteira”, comentou.
A vida da irmã de Karina, Maria Luiza Souza Araújo, 13 anos, que também foi primeiro lugar em dos campeonatos, mudou radicalmente. “Meu coração está aqui acelerado porque vou receber esse certificado. Muita coisa mudou na minha vida, como ser mais disciplinada e menos tímida. Valeu a pena!” garantiu a adolescente que já conquistou quatro medalhas.
Com os olhos brilhando de emoção, a mãe delas, Helen Carla Brito Souza, 35 anos, vendedora, disse estar muito orgulhosa do desempenho das filhas. “Esse ano que passou mudou muita coisa na minha e nas vidas das minhas filhas. A vitória não é só delas, mas minha também. Estou muito feliz porque esse programa despertou as atletas que tinha dentro de casa. A Maria Luiza, por exemplo, que pouco falava e cujo comportamento era diferente de outras adolescentes, está mais comunicativa, perdeu a timidez, melhorou as notas na escola. Tudo mudou, e para melhor”, disse, ao ressaltar que a terceira filha, com 8 anos de idade, também participa do programa, nas aulas de balé.
O adolescente Diego Assunção Silva, 14 anos, também foi destaque entre os melhores do ano. “Essa é uma alegria muito grande. Desde pequeno queria ser um atleta, como estou sendo agora, ainda na faixa branca, mas um dia chegarei onde quero. O Abrindo Caminhos é um programa muito bom e um dia ainda o vou representa-lo lá fora de Roraima. Serei um dia um grande atleta, registrando como o melhor do ano, como estou sendo hoje”, enfatizou.
Ele contou que é a prova viva de que o programa traz um norte para a vida dos participantes, mudando o cenário sempre para melhor. “Vou ser sincero, antes do programa eu era muito rebelde com minha mãe. Daí ela ameaçou me tirar do jiu-jitsu se eu não a respeitasse. Daí fiquei com medo e mudei. Hoje sou brincalhão e amoroso com minha mãe”, contou.
Uma das coordenadoras do Programa Abrindo Caminhos, Sigride Duarte, ressaltou que a noite de ontem se tornava ainda mais especial por conta dessa vitória dos alunos do jiu-jitsu. “É uma grande satisfação o Abrindo Caminhos participar deste grandioso evento, cujo programa vem sendo desenvolvido com muito carinho pelo deputado Jalser Renier (SD). Esse evento é somente o começo das grandes conquistas que essas crianças ainda irão de festejar”, afirmou.
Na avaliação do presidente da Federação, Edimar Silva, o Abrindo Caminhos vem cumprindo seu papel por meio do esporte, tirando muitas crianças e adolescentes da ociosidade. “Os alunos do Abrindo Caminhos estão sendo, praticamente, um dos melhores alunos nas competições, e isso é um exemplo que deve ser seguido. Temos muito a agradecer ao presidente Jalser Renier por está dando esse apoio ao professor Bruno Romão, e que no próximo ano, muito mais alunos sejam destaques”, ressaltou.
 
Por Marilena Freitas
SupCom/ALE-RR