As pizzarias são ponto de encontro para muitas famílias, amigos e casais que desejam compartilhar um momento agradável de lazer e gastronomia. Mas quando o pedido atrasa ou não sai conforme o prometido pela empresa, o que seria diversão se torna uma dor de cabeça. Para evitar esse tipo de situação, o Procon Assembleia, programa de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Roraima, realiza nesta sexta-feira (16), a segunda etapa de visitas a pizzarias na cidade com a intenção de informar sobre os serviços da instituição, dos direitos e deveres na relação entre comerciante e consumidor. A primeira etapa aconteceu na noite dessa quinta-feira (15), na zona Oeste de Boa Vista.
Entre as reclamações mais comuns dos clientes apontada pela atendente Sandra Maria de Souza está a demora na entrega dos pedidos. “Geralmente na demora do pedido a gente sempre vai à mesa do cliente e tenta avisar, pois nós temos os horários anotados e no sistema. Quando está dentro do tempo a gente mostra ao cliente”, disse.
Segundo ela, que trabalha há três anos numa pizzaria localizada na rua Laura Pinheiro Maia, no bairro Sílvio Botelho, ocorre que nos finais de semana o movimento cresce e chega a dobrar o número de clientes. Em dias comuns, a média de atendimento gira em torno de 100 consumidores.
Para ela, foi importante a ação do Procon Assembleia, pois assim como ela, outros funcionários ainda não conheciam o Código de Defesa do Consumidor. “Agora saberei tanto os direitos deles [consumidores], quanto os nossos também, né?”, complementou Sandra.
O gerente de outro estabelecimento comercial, Aldo Miranda, garantiu que essas visitas agregam conhecimento, não só para quem está à frente do administrativo, mas também na parte de atendimento. “Nunca tivemos reclamações, mas agora sei que o Código vai nos ajudar quando precisarmos”, disse ele.
Atento às orientações da equipe técnica do Procon Assembleia, o proprietário Robenildo Nunes falou da necessidade de uma interação saudável entre consumidor e empresa. “Sempre tem algumas coisas que a gente fica em dúvida e eu não conhecia o trabalho [do Procon Assembleia]. Conheci agora e estou satisfeito, tirando dúvidas”, falou.
Nas abordagens, a equipe do Procon Assembleia apresentava aos representantes das empresas, os serviços ofertados como palestras para os funcionários. Também disponibilizou o Manual desenvolvido pelo Poder Legislativo. “O Procon Assembleia tem feito essas ações preventivas em todos os segmentos, esclarecendo o consumidor sobre os seus direitos, ao fornecedor aonde ele deve recorrer”, informou a diretora do Procon Assembleia, Eumaria Aguiar.
O Procon Assembleia fica na rua Agnelo Bittencourt, nº 248, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 as 13h30. Mais informações pelos telefones 98401-9465 ou 4009-4820.
Por Yasmin Guedes
SupCom/ALE-RR