O Procon Assembleia está preparando várias ações para serem desenvolvidas durante a Semana do Consumidor, que acontecerá no período de 12 a 16 de março, tendo como foco levar informação para que as relações de consumo se tornem cada dia mais equilibradas. Entre as ações está uma parceria com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que durante esse período se juntará ao Procon para informar quais são as atribuições da instituição e mostrar de que forma ela está à serviço da população.
“Estamos firmando várias parcerias com o intuito de atender melhor não só nessa Semana do Consumidor, mas para disponibilizar informações aos consumidores, para que conheçam todas as ferramentas possíveis e possam buscar serem bem atendidos. Queremos mostrar ao consumidor tudo o que ele pode fazer antes de chegar ao Procon. Nossas maiores reclamações são relativas às empresas de telefonia, então nada mais justo que a Anatel esteja conosco para mostrar o seu trabalho no Estado”, explicou a diretora do Procon, Eumária Aguiar, ao informar que foram firmadas parcerias também com a Caixa Econômica Federal (CEF), Senac (Serviço Nacional do Comércio) e o Banco do Brasil (BB).
O gerente da Anatel em Roraima, Augusto César Pinho de Queiroz, disse que essa aproximação com os órgãos de defesa do consumidor está ocorrendo em nível nacional e faz parte de um programa idealizado pelo setor de Relacionamento com Consumidor. “A Anatel tem procurado estar mais próxima dos órgãos de defesa do consumidor, principalmente do Procon, para saber quais são as necessidades dos usuários e melhorar os serviços de telecomunicações no país. Nestes atendimentos vamos apresentar as ferramentas para contato com a Anatel como, por exemplo, o atendimento online, onde o usuário, por meio da internet, acessa o endereço eletrônico http://www.anatel.gov.br/consumidor/reclamacao, se cadastra e faz a reclamação, que é avaliada por Brasília. A agência chama a operadora, cobra o atendimento, e se dentro de cinco dias não for atendido, é aberto um processo administrativo contra a operadora”, explicou.
O outro atendimento que será mostrado durante a Semana do Consumidor é a reclamação via aplicativo, o Anatel Consumidor, disponível para celulares androide e IOS. “Além disso, temos o atendimento físico, em que o usuário, se preferir, poderá ir diretamente à Anatel, localizada na rua Uailã, nº 529, bairro 13 de Setembro, e fazer sua reclamação. Lá fazemos todas as orientações para caso queira acessar os outros atendimentos. Temos ainda call center, em que o usuário pode ligar para o número1331. Durante essa semana estaremos explicando como acessar o sistema, e atendendo também as reclamações, para que o sistema de telecomunicações no Estado de Roraima melhore cada vez mais”, afirmou.
Outra parceria firmada para este período, o Senac Roraima disponibilizará serviços desenvolvidos dentro da instituição, como Quick Massagem e depilação, na manhã do dia 13 e na tarde do dia 14, respectivamente. “O Senac trabalha com essas ações solidárias, então toda entidade que promove algo com cunho social, a gente tem essa disponibilidade com nossos cursos”, disse a diretora do Senac Roraima, Lisiane Carnetti.
Para os consumidores em débito junto a Caixa Econômica Federal, na Semana do Consumidor, uma equipe jurídica da instituição bancária estará no Procon Assembleia para realizar atendimento para renegociação de dívidas oriundas de empréstimos, principalmente. Conforme o superintendente regional, José Severino Ribas, essa ação ajudará muitas famílias a ‘saírem do vermelho’. “A Caixa, Procon Assembleia e cliente sentaremos numa mesa de renegociação da dívida e colocando os seus créditos em dias”, complementou. Para Ribas, essa iniciativa do Procon Assembleia fortalecerá a parceria entre as duas instituições.
Por Marilena Freitas
SupCom/ALE-RR