Projeto prevê que emissoras de rádio destinem 20% da programação para artistas locais

O deputado Valdenir Ferreira (PV) apresentou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) projeto de lei que destina 20% do espaço na grade de programação das rádios locais AM e FM, para divulgação dos trabalhos de artistas regionais.

Na justificativa do projeto, o parlamentar sustenta que a proposta tem como objetivo valorizar os artistas locais nascidos no Estado ou aqueles que escolheram Roraima para viver, tendo em vista que muitos desses artistas possuem trabalhos que não são divulgados pelas grandes mídias e, consequentemente, não são devidamente valorizados.

“Fomos procurados por músicos locais e eles relataram que possuem dificuldades de divulgar os trabalhos nas emissoras locais e, diante disso, elaboramos o projeto. A intensão é proporcionar oportunidade a esses profissionais para que possam levar seus trabalhos a todos os veículos de rádio da Capital e do interior”, defendeu Valdenir Ferreira.

O texto do projeto esclarece ainda que os trabalhos e obras compreendem músicas de qualquer gênero, inclusive, o gênero musical roraimense, conhecido popularmente como “Roraimeira”, que apresenta composições contando a história de Roraima.

“Portanto, esta medida visa reconhecer, estimular e dar visibilidade a iniciativas que valorizem a cultura do Estado como meio de consolidação da identidade e da construção da cidadania, justificando assim a destinação do percentual mínimo de 20% de trabalhos musicais compostos ou interpretados por artistas locais a serem veiculados nas emissoras de rádio”, reforçou o parlamentar.

O projeto já está em tramitação nas comissões permanentes do Poder Legislativo, assim que forem concluídas as análises, a proposta deverá ser submetida à votação em plenário.

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR