Alunos do programa Abrindo Caminhos da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) participaram de uma programação alusiva ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Durante todo o dia de hoje, 22, foram promovidas atividades que iniciaram às 9h com uma palestra de conscientização e preservação da água realizada na sede do programa, no bairro Cambará, e continuou na tarde desta quinta-feira, 22, na praça do Mirandinha.

Por intermédio do projeto ‘Fiscaliza Sustentável’, do Fiscaliza Roraima, mais de 20 crianças tiveram um momento de lazer e conhecimento na praça ecológica Mirandinha, no bairro Caçarí, zona Leste de Boa Vista. Lá, além de uma palestra sobre o uso consciente do líquido essencial para a vida, também realizaram uma caminhada guiada pelo Mirandinha para conhecerem o local, enquanto aprendiam um pouco mais sobre o meio ambiente.

Odalene Dantas é assessora técnica do Fiscaliza Roraima e explicou que, por se tratar de uma data importante para conservação dos recursos hídricos, é fundamental compartilhar o conhecimento com as crianças que ainda estão construindo a consciência ambiental. “Por meio dessas atividades mostramos a eles importância deste recurso natural para humanidade, além distribuirmos kits com cartilhas explicativas sobre o uso consciente da água”, disse.

Kairo Ícaro Santos também foi um dos técnicos responsáveis pela tarde de lazer e conduziu os pequenos pela caminhada na praça. “A maioria delas já possui a consciência de preservação do meio ambiente, por meio do uso consciente da água. Nós fizemos apenas contribuir e reforçar”, explicou.

Luiza Melo tem apenas 9 anos, mas já está atenta sobre a importância de preservar água. “É importante usar a água de maneira responsável, pois um dia ela pode acabar”, alertou.

“Acho importante aprender, mas já sei que tem que desligar a torneira quando estamos escovando os dentes. Tomo banho rapidinho também”, observou Bruce Santos de 08 anos. Após a caminhada guiada as crianças, técnicos e voluntários da ação, sentaram embaixo as árvores e realizaram um grande piquenique.

Caracaraí – E lá no Núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima em Caracaraí, Sul do estado, a criançada do Abrindo Caminhos e alunos da Escola do Legislativo, também participaram de uma palestra sobre a importância da água em nossas vidas. Sidrone Buzaglo e Valdemar Januário dos Santos Júnior foram os parceiros voluntários do Poder Legislativo e deram várias dicas de como evitar o desperdício de água.

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR