Pular para o conteúdo

Teatro do Abrindo Caminhos renovando o sonho de crianças e adolescentes

A Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do programa Abrindo Caminhos, disponibiliza aulas de teatro para 140 alunos, entre crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, como forma de inclusão, desenvolvimento da cidadania, além de fazer com que esses jovens cultivem o sonho de serem ator e atriz no futuro. Hoje, 27 de março, Dia Mundial do Teatro, essa turma é exemplo de disciplina, determinação e que essa aspiração não pode parar, principalmente depois de participar de grandes eventos teatrais em Boa Vista e no interior do Estado.

E o sonho da aluna Jessica Souza, de 13 anos, começa a ganhar asas. Ela contou que ainda criança sempre teve vontade de se apresentar para o público em alguma peça, mas somente agora com o Abrindo Caminhos está sendo possível. “Uma colega minha da escola me disse que a Assembleia abriria inscrições para várias modalidades, entre elas teatro, então não perdi tempo. Falei com a minha mãe e hoje estou aqui, onde me divirto e me realizo”, disse a garota.

De tímido a tagarela da turma de teatro, Luan Henrique Araújo foi participar do teatro a pedido da mãe, que queria que o garoto deixasse a timidez de lado. “Nem em casa eu falava muito e quando ia conversar com meus pais e irmãos eu falava bem baixinho”, lembrou. Ao chegar ao programa Abrindo Caminhos, há 18 meses, para as aulas de teatro, lembrou ele, a timidez era tanta, que ele não interagia com nenhum outro aluno. “Eu mal conseguia entrar na sala, mas com a paciência da professora [Kaline Barroso] aos poucos fui me enturmando e, após várias atividades em grupo, passei a me relacionar com os colegas do grupo. Hoje eu posso dizer que estou muito feliz e falante”, brincou.

A professora Kaline Barroso afirmou que o Abrindo Caminhos foi o melhor presente que ela ganhou. “Confesso que venho pra cá feliz, pois tenho bons alunos, dedicados e que não faltam as aulas. Sei que eles vêm não porque o pai ou mãe mandam, mas porque eles querem. Muitos deles saem de suas casas no Cruviana, Senador Hélio Campos e de outros bairros, de bicicleta, pegam até dois ônibus para chegarem aqui. Isso é uma demonstração de que realmente estão interessados. Eu consigo ver isso porque observo a dedicação de cada um, o empenho. E o resultado foram os espetáculos que já montamos, apresentamos e tivemos o reconhecimento da população”, comentou.

Kaline, que atua há 20 anos com teatro, reconhece a mudança significativa que essa arte faz na vida desses jovens. “Já tive aqui alguns meninos e meninas tímidos demais, com tendência a depressão. Os pais os inscreveram no teatro como válvula de escape para fugir desses problemas. Além de ensaiarmos, tenho essa preocupação de envolver essa turma de uma maneira que sinta a alegria de interpretar, de ter responsabilidade, compromisso”, ressaltou.

O presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD), disse que quando pensou em implantar o programa Abrindo Caminhos percebeu que seria importante para o desenvolvimento físico e intelectual de crianças e adolescentes. “São momentos de esporte, de lazer, de cultura e educação. São atividades essenciais para o processo de socialização desses jovens”, comentou, ao parabenizar a turma do teatro pelo Dia Mundial do Teatro. “Quantas emoções essas crianças e adolescentes do teatro já nos deram, com as apresentações que fizeram em Boa Vista e no interior do Estado. E muitas coisas ainda estão por vir. Parabéns a todos eles que nos fazem sonhar a ter esperança por um mundo melhor, pois são exemplo de dedicação, de superação, finalizou.

O programa Abrindo Caminhos fica localizado na avenida São Sebastião, 883 – bairro Cambará. Informações no 0800-095-0047.

Por Edilson Rodrigues

SupCom/ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas