Assembleia Legislativa aprova projeto que altera PCCR do IPER

A Assembleia Legislativa de Roraima aprovou em primeiro turno em sessão extraordinária, na manhã desta quarta-feira, 4, um projeto de lei que altera a Lei 832/2011, referente ao PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações) dos servidores do IPER (Instituto de Previdência do Estado de Roraima). Agora seguirá para aprovação em segundo turno, que deverá ocorrer na sessão desta quinta-feira, 5.

O presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD), lembrou que desde 2016 os servidores do IPER aguardavam pela aprovação de projeto de lei que contemplasse a categoria do Instituto. “Essa alteração no plano vem para garantir direitos aos servidores. A categoria está feliz e nós deputados também estamos felizes porque estamos atendendo os anseios dos servidores por uma carreira mais justa e digna”, comentou.

Carlos Praia, servidor e presidente da Associação dos Servidores do IPER, disse que a aprovação dessa alteração no PCCR é uma conquista que a categoria reivindicava desde dezembro de 2016. “Passamos o ano passado aguardando e culminou de ser aprovado agora em 2018, próximo do que a lei eleitoral permite e diz que PCCRs devem ser aprovados 180 dias antes das eleições”, ressaltou.

Praia comentou que o PCCR trata de uma reestruturação administrativa, porque existe a previsão de que a partir do ano que vem 1.500 processos de benefícios previdenciários de aposentadoria de professores e policiais comecem a ingressar no instituto. “Não tínhamos capacidade pra suportar essa demanda, mas pensando no futuro é que essa reestruturação permitirá que façamos um trabalho mais rápido, pois estamos em fase de homologação do concurso que já foi realizado e assim teremos um quadro de 100 servidores efetivos”, frisou, ao ressaltar que atualmente são 17 efetivos e 30 comissionados.

Após a votação o presidente esteve reunido com representantes dos servidores do IPER, que agradeceram aos deputados e ao presidente da Assembleia, Jalser Renier, para que o projeto fosse pautado e aprovado.

Por Edilson Rodrigues

SupCom/ALE-RR

VILA JARDIM – Moradores se preparam para receber o ‘Assembleia ao Seu Alcance’

Os moradores do Vila Jardim estão ansiosos com a realização do ‘Assembleia ao Seu Alcance’, que acontece logo mais às 18h, em frente ao condomínio Jatobá, naquele residencial. A expectativa dos condôminos é que o evento trará muitos ganhos para os habitantes do residencial, inclusive para os que vivem na área do entorno.

“Todos estão com uma boa expectativa com relação a esse evento. Acreditamos que será bom para todo mundo. Como será ofertada consulta com oftalmo, eu mesma vou aproveitar e levar meu filho que está precisando muito, pois a consulta particular é cara e na rede pública é difícil conseguir uma vaga”, disse a cabeleireira Ilca Barbosa Almeida, 30 anos, síndica do Condomínio Jatobá, que da janela dela observa os mínimos detalhes das equipes que montam a estrutura que ofertará inúmeros serviços.

A síndica do condomínio Samaúma, Jéssica Sabrina Barbosa, 19 anos, disse que, na medida em que o evento se aproxima, mais ansiosa ela fica. E como essa ação é produto do esforço de todos os síndicos, que foram até a Assembleia pedir ao presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), em função da necessidade que existe no local, Jéssica acredita que a participação dos moradores será intensa.

“Peço aos moradores que aproveitem essa ação social porque é uma grande oportunidade, principalmente na área da saúde, para realizar consultas médicas. Essa ação também vai beneficiar os que vão tentar um concurso público, pois poderão assistir o aulão que será disponibilizado durante o evento. Nossa expectativa é que essa ação seja a primeira de muitas outras”, afirmou.

Serviços – Os moradores do Vila Jardim terão acesso a serviços médicos diversos, além do Procon Assembleia, que atua nos direitos e deveres do consumidor; da Procuradoria Especial da Mulher, por meio do CHAME (Centro Humanitário de Apoio a Mulher), que promove gratuitamente acompanhamento jurídico, psicológico e social da mulher e de vítimas de violência doméstica.

Contarão ainda com os serviços do CAM (Centro de Apoio às Câmaras), que atua no assessoramento técnico e legislativo, treinamento e preparação para qualificação dos servidores do Executivo e Legislativo municipal. Do Fiscaliza Roraima, que busca atender a sociedade no sentido de fiscalizar e cobrar do poder público estadual, o cumprimento dos serviços essenciais. Os estudantes poderão assistir a um filme por meio do Cine ALE Cidadania, programa que leva cultura por meio de entretenimento aos alunos da rede pública de ensino.

A Escola do Legislativo, que tem como objetivo democratizar o processo educacional por meio de cursos oferecidos gratuitamente a população, disponibilizará para os concurseiros de plantão, três aulões preparatórios nas áreas de Língua Portuguesa, com o professor Willer Lira; Direito Administrativo, com Júnior Vieira, e Raciocínio Lógico com o professor Abel Mangabeira.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR