Óticas de Boa Vista foram alvo de um trabalho educativo realizado pelo Procon Assembleia, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 12. Foram visitados sete estabelecimentos, das zonas Oeste e Centro da Capital, onde empresários e funcionários receberam orientações sobre as leis consumeristas. O objetivo dessa ação é afixar adesivos com os endereços e contatos do Procon Assembleia e deixar tanto os lojistas quanto os clientes bem informados sobre os direitos e deveres, além de aproximar a população da legislação prevista no Código de Defesa de Consumidor (CDC),
A advogada do Procon Assembleia, Angria Kartiê, explicou que as visitas as óticas são principalmente para conscientizar os proprietários, funcionários e clientes sobre as relações de consumo. “Tentamos ficar mais perto da sociedade para que em caso de problemas o próprio estabelecimento possa resolver, para que não sejam geradas demandas negativas tanto no Procon, quanto no Judiciário. Quando as partes se entendem de maneira amigável, é um resultado positivo e evita problemas”, ressaltou.
Para a gerente de uma das lojas visitadas no bairro Silvio Botelho, Kássia Regina Sousa, o trabalho do Procon viabiliza informação tanto para os clientes quanto para quem está por trás do balcão, como vendedores e demais funcionários. “Nos últimos dias não enfrentamos nenhum problema, pois sempre buscamos resolver da melhor forma possível, pois colocamos o consumidor em primeiro lugar. E uma das melhores opções é ter sempre o Código de Defesa do Consumidor em mãos, para tirar e sanar todas as dúvidas”, comentou.
No momento da ação, a dona de casa Luziane Medeiros, 41 anos, fazia uma pesquisa de preço e modelo de óculos de grau e conversou com a reportagem. Ela disse que considera importante este acompanhamento. “Inciativa que transmite tranquilidade para nós consumidores. É mais segurança na hora comprar”, afirmou.
Palestras – Segundo a advogada Angria Kartiê, o Procon Assembleia também disponibiliza uma programação de palestras para aqueles fornecedores que solicitarem. “Caso os estabelecimentos tenham interesse nós ministramos as palestras e tiramos todas as dúvidas sobre as relações de consumo tendo como base a legislação prevista no Código de Defesa do Consumidor”, reforçou.
Para mais informações, atendimentos ou solicitação das palestras, o Procon Assembleia funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na rua Agnelo Bittencourt, número 232, Centro.
Denúncias e orientações podem ser feitas pelos telefones 4009-4820/4822/4823/4824 ou 4826 e ainda pelo e-mail proconassembleia@al.rr.leg.br. A Assembleia Legislativa de Roraima disponibiliza ainda o 0800 095 0047.
Para que o atendimento presencial seja agilizado, os consumidores e fornecedores devem apresentar cópia de documentos que comprovem a transação comercial, como nota ou cupom fiscal, recibos, contratos, extratos ou faturas e cópia de documentação pessoal.
Por Tarsira Rodrigues
SupCom/ALE-RR